Punts – Passe Completo

Decidir se o passe foi completo ou incompleto é um dos maiores geradores de polêmica no jogo.

Na teoria é simples, caso o recebedor do passe encoste os 2 pés no chão, tendo o controle da bola, o passe é válido.

Mas em diversas situações os juízes têm dificuldade de determinar isso, já que o lance é muito rápido, e mesmo sendo solicitado o Replay (tema de futuro POST) a imagem pode ficar inconclusiva.

Um fator é sempre constante: o controle da bola. A bola tem que estar bem segura! Caso esteja ainda se movendo nas mão do recebedor, o passe é incompleto.

Vamos a algumas situações:

A bola veio alta, o recebedor saltou para agarrá-la, caindo de costas no chão.PASSE COMPLETO

O recebedor está no chão, a bola toca a grama e vai para suas mãos. PASSE INCOMPLETO

A bola veio baixa e o recebedor agachou para recebe-la, caindo sobre ela.PASSE COMPLETO caso ele tenha uma mão por debaixo da bola.

Na extremidade do campo, o recebedor pega a bola, encosta os 2 pés dentro do campo, e ao sair pela lateral, cai de costas com a bola fugindo de suas mãos. PASSE INCOMPLETO porque ele não manteve o controle da bola.

O Center se desmarcou pelo meio e recebeu o passe. PASSE INCOMPLETO, jogadores da linha ofensiva não podem ser alvos do passe. Falta com perda de 5 jardas.

A bola foi lançada alta pelo meio do campo, algum defensor a desviou no ar e um WR a segurou antes dela tocar no chão. PASSE COMPLETO, seria incompleto caso a bola tocasse no chão antes.

A bola é lançada na extremidade do campo, o WR salta para pegá-la e antes de encostar os pés no chão, o Cornerback o empurra para fora. PASSEINCOMPLETO, até a temporada passada seria passe válido, mas mudaram a regra.

Vale lembrar 2 pontos fundamentais:

. O passe obrigatoriamente só pode ser feito caso o QB esteja posicionado antes da linha imaginária onde a jogada se iniciou (SCRIMMAGE).

. Só pode haver 1 passe à frente por jogada. Depois da recepção da bola, ela só pode ser passada para trás/lado.

A próxima jogada começará da marca do campo onde o recebedor conseguiu chegar com a bola dominada. Caso ele receba a bola e imediatamente a defesa adversária o empurre para trás, vale o ponto exato da recepção.

Sobre o Passe Incompleto

Caso algum defensor se antecipe ao alvo do passe e segure a bola no ar, ele recupera a posse de bola para o seu time – INTERCEPTION

Quando a bola é lançada à frente e cai no chão antes de alguém segurá-la, o lance pára e a próxima jogada começará do mesmo ponto do campo do que na jogada anterior.

O mesmo vale para os lances em que o recebedor toca na bola, mas não consegue o domínio, com ela indo para o chão.

Se o passe é feito para trás, ou lateralmente, e a bola não é dominada, ela está “viva”, podendo ser recuperada pela defesa – FUMBLE.

Uma regra interessante é o INTENTIONAL GROUNDING. O QB não pode simplesmente se livrar da bola em caso de pressão da defesa, por medo de ser derrubado com a bola nas mãos, e ver seu time recuar no campo. Isso é falta com perda de 10 jardas.

Neste caso a bola não pode ser lançada para uma direção que não tenha nenhum recebedor, e precisa ultrapassar a linha imaginária do SNAP(SCRIMMAGE), senão é marcado o INTENTIONAL GROUNDING.

Tuck Rule

Esta regra ficou famosa depois de um jogo de PLAYOFF entre os Patriots e osRaiders, quando um jogador de defesa conseguiu chegar em Tom Bradyantes do passe, fazendo com que a bola saísse de suas mãos.

O que teoricamente seria um FUMBLE, foi considerado passe incompleto! Porém, segundo a regra do jogo, o passe começa quando o QB inicia o movimento para executá-lo.

clique aqui para ver o vídeo da polêmica

Oakland Holy Roller

Os Raiders, que se sentem prejudicados pela Tuck Rule, já tiveram um lance bem controverso a seu favor.

Temporada de 1978, no finalzinho de um jogo contra os Chargers, Ken Stabler (QB) ao sentir que seria derrubado, finge perder a bola (FUMBLE), rolando-a para frente.

Depois de muito bate rebate, Dave Casper (TE) assegura a bola dentro daENDZONE. Touchdown Raiders!

Os jogadores de San Diego reclamaram muito, mas os juízes determinaram que não tinham como julgar se o lance foi proposital, o que seria irregular.

Depois do jogo, Stabler admitiu ter simulado o FUMBLE.

A partir disso, criaram a regra que dentro dos últimos 2 minutos da partida, ou num 4º DOWN, apenas o jogador que causou o FUMBLE, pode recuperar a bola para seu time, caso ela tenha ido para frente.

Comentar

Veja também: