Os Protagonistas SB LII - Philadelphia Eagles

 

 

Ataque

Nick Foles é o Quarterback mais improvável a chegar num SUPER BOWL. De protagonista da temporada quase perfeita sob comando de Chip Kelly (ex HC), a dispensável, passagens ruins por outros times e retorno a Philadelphia como suplente de Carson Wentz (QB)

Quando o titular se contundiu, a irregularidade de Foles assustou a todos, até desabrochar na final da NFC com uma atuação espetacular, não restrita a simples jogadas RUN / PASS OPTIONs, como em outras ocasiões. A pergunta agora é: qual Quarterback veremos em campo no Domingo?

O jogo de corridas é componente vital do esquema. Para isso usam um comitê de até 4 Running backs. Jay Ajayi e LeGarrette Blount são estilo POWER, enquanto Corey Clements e Kenjon Barner, mais leves, executam também as jogadas SCREENs, outro item importante do arsenal ofensivo de Philaldelphia. Eles se revezam em DRIVES ou situações específicas da partida.

Um foco na OFFSEASON era adicionar alvos confiáveis a Wentz, então 2 nomes de peso foram contratados. Alshon Jeffery (WR) foi o grande nome e correspondeu. Torrey Smith (WR) ainda serve como isca nas rotas longas. A eles se juntam Nelson Agholor (WR), que precisou deixar de lado o rótulo de "decepção", antes de construir uma excelente temporada.

Porém o principal recebedor do time é o Tight End Zach Ertz, competente tanto no campo aberto como na RED ZONE. Os Eagles também usam muito bem o versátil Trey Burton (TE).

Vale ainda elogiar a ótima linha ofensiva, capitaneada por Jason Kelce (C). O lado direito é o mais forte com Lane Johnson (RT)Brandon Brooks (RG), especialmente depois da lesão que tirou o craque Jason Peters (LT) do campeonato. O desempenho de seu substituto Halapoulivaati Vaitai (LT) tem sido acima do esperado.

 

 

Defesa

Para esta defesa tudo começa na frente com um agressivo PASS RUSH. Revezam os 4 homens da linha defensiva para mantê-los descansados e pressionar os Quarterbacks adversários com o mínimo de BLITZES. São vários os destaques como Brandon Graham (DE), Timmy Jernigan (DT) e o veterano Chris Long (DE), mas o grande nome é Fletcher Cox (DT), justo candidato a MVP defensivo de 2017.

Comunicar os alinhamentos e pressões é responsabilidade do bom Linebacker Nigel Bradham. Hoje, Mychal Kendricks (LB) atua em situações específicas, como BLITZ. Dannell Ellerbe (LB) ficou de fora da final da NFC, mas deve ter condição de jogo no SUPER BOWL.

Possuem jogadores versáteis na linha secundária, mas costumam optar pela zona COVER-3, com Ron Darby (CB) e Jalen Mills (CB) nas laterais e Patrick Robinson (CB) como NICKEL. O coringa, que pode tanto cair em cobertura como se aproximar da linha de Scrimmage é o experiente Malcolm Jenkins (S), enquanto Rodney McLeod (S) patrulha o fundo do campo com seu estilo físico.

 

Especialistas

Foles não é o único a entrar em campo no "susto". Jake Elliott (K) foi contratado já com o campeonato em andamento. Acertou chutes decisivos, mas teve um aproveitamento mediano em FIELD GOALs na temporada (83.9%) e EXTRA POINTs (92.9%). 

O Punter Donnie Jones (45.3 jardas por punt) é confiável.

Kenjon Barner (RB) é o principal retornador: PUNTS (média de 8.9 jardas) / KICKOFFs (média de 19.4 jardas).  

 

 

Coaching

 

Doug Pederson (HC) destaca-se por montar excelentes planos de jogo de acordo com as características das defesas adversárias. Seu ataque é diversificado e ele tem bom feeling de chamar as jogadas certas nos melhores momentos. Acumula a função de PLAY CALLER, apesar de ter assistentes competentes no lado ofensivo.

Quem comanda a defesa é Jim Schwartz (coordenador e ex HC dos Lions). Suas unidades sempre foram agressivas no PASS RUSH, por todos os times que passou.

 

 

 

 

Comentar

Veja também: