OFFSEASON 2019 – Questões / Respostas

 

Antes das minhas férias anuais do site (ocupadas estudando o draft), publiquei um post com minhas curiosidades sobre o que aconteceria nessa OFFSEASONClique aqui.

Quais respostas a essas questões já tivemos?

 

Administração do CAP

 

A progressão do SALARY CAP (chegou a US$188.2 Mi) subiu dentro do esperado. Oportunidade para quem se organizou, agir com eficiência na FREE AGENCY.

FRANCHISE TAG é uma poderosa ferramenta de negociação. Serve também de base para futura conversa de contratos estendidos.

Veja quais jogadores receberam-na nesta OFFSEASON:

  • Grady Jarrett (DT – Falcons) 
  • Jadeveon Clowney (DE – Texans) 
  • DeMarcus Lawrence (DE – Cowboys) –  2º ano seguido
  • Frank Clark (DE – Seahawks) 
  • Dee Ford (OLB – Chiefs) - depois negociado com os 49ers
  • Robbie Gould (K - 49ers) 

 

clique aqui para uma projeção do CAP dos 32 times.

 

 

Participantes do Super Bowl

 

Times que chegam ao SUPER BOWL costumam ver uma supervalorização dos seus jogadores. Algumas peças chaves para o sucesso terão seus contratos expirados, implicando em decisões importantes pela frente. Em comum esse ano, os 2 protagonistas estão modestos no uso de $$$ nessa FREE AGENCY.

O Campeão Patriots ertá longe de ter sua OFFSEASON completa. Falta a confirmação se Rob Gronkowski (TE) estará em campo e que tipo de ajuste será feito no contrato de Tom Brady (QB). Chutaria que estas "economias" servirão para absorver veteranos a serem ainda adquiridos via trocas.

As perdas do elenco foram (novamente) profundas. Como esperado, não tiveram fôlego (ou vontade) no SALARY CAP para manter Trent Brown (OT), Malcolm Brown (DT) e Cordarrelle Paterson (WR/KR). Devem ter balançado um pouco em relação a Trey Flowers (DE) mas a oferta feita pelos Lions era difícil de ser batida.

De todos seus próprios FREE AGENTs, Jason McCourty (CB) e Ryan Allen (P) eram prioridade de renovação e conseguiram as permanências. Ainda devem manter Stephen Gostkowski (K).

Sobre reforços, incorporaram alguns poucos visados no mercado como Terrance Brooks (S - ex Jets), retornaram seu dinâmo de special teams Brandon Bolden (RB - ex Dolphins) e, via troca, buscaram o ainda eficiente Michael Bennett (DE - ex Eagles e Seahawks).

O rival de SUPER BOWL Los Angeles Rams também sofreu certa debandada, porém foi mais rapido em buscar alternativas. Receberam de braços abertos a notícia que Andrew Whitsworth (OT) jogará ao menos mais 1 ano.

Jogadores importantes das últimas campanhas como Rodger Saffold (G) e LaMarcus Joyner (S) assinaram com outros times (respectivamente Titans e Raiders). Optaram também por encerrar o vínculo com Mark Barron (LB - agora Steelers) e John Sullivan (C).

Decidiram apostar mais um pouco em Dante Fowler (DE) então este teve o contrato refeito. Falta ver o que acontecerá com Ndamukong Suh (DT), porém as movimentações do time indicam que terá um outro destino em 2019. Há chance ainda de manterem CJ Anderson (RB), tão participativo na reta final de 2018.

Por certo ainda não pararam de se reforçar, mas 2 nomes de bastante reconhecimento na liga estarão no elenco da próxima temporada. Eric Weddle (S - ex Ravens e Chargers) ainda tem bastante valor pela versatilidade e entendimento do jogo, enquanto Clay Matthews (DE - ex Packers), se OK fisicamente, pode gerar pass rushes esporádicos.

Ah, e Blake Bortles (QB - ex Jaguars) será o reserva de Jared Goff (QB)...

 

 

Quarterback Shopping

Para surpresa de poucos, Nick Foles levará seu anel de campeão para Jacksonville. Achava complicada a operação, mas se realizou, a custa de cortes de elenco e prorrogação de compromissos para o futuro.

Vamos torcer para Foles repetir seus bons momentos na Florida, num time que dependerá mais dele do que os Eagles, cujo elenco ofensivo é superior e o esquema o favorecia.

Um único outro Quarterback foi pinçado como FREE AGENT para ser titular. Miami contratou Ryan Fitzpatrick (ex inúmeros times).

As outras movimentações aconteceram via troca com Joe Flacco (ex Ravens) assumindo o posto de Denver, que por sua vez despachou Case Keenum para Washington.

Vários reservas trocaram de lugar, outros ficaram onde estavam como Teddy Bridgewater (Saints). A mais relevante foi Tennessee adquirindo Ryan Tannehill (ex Dolphins).

 

 

Estrelas em Movimento

 

Muitos boatos sobre negociações entre times. Alguns admitidos, outros negados, alguns baseados em boas teorias, outros meras especulações. Mencionei no post passado 3 casos específicos, 2 com alta probabilidade de acontecerem e uma grande "viagem".

Antonio Brown (WR) teve êxito em seu plano de forçar a saída de Pittsburgh, que capitulou, acertando a transação com o time de preferência (Raiders) do exótico recebedor. Em retorno uma escolha de 3º round + outra intermediária. A torcida (e talvez a diretoria) esperava mais.

Antes em negação da realidade, a torcida dos Giants "surpreendeu-se" com a notícia da saída de Odell Beckham Jr (WR) para Cleveland. Se, em retorno, chegou uma escolha de 1º round + outra intermediária (além do safety Jabill Peppers), esse valor também foi considerado modesto.

A questão agora é qual será o impacto de 2 estrelas desse calibre em seus novos times. Havia um entendimento que Wide receivers não elevam em alto grau os ataque. Porém a chegada de Amari Cooper em Dallas no meio da temporada 2018 foi muito positiva. É o que deseja Raiders e Browns.

 

 

Mercado para Linebackers

 

Valores contratuais na FREE AGENCY são ditados por oferta e demanda de talentos disponíveis. Veremos o quanto isso vai impactar o mercado.

No ano seguinte em que o impacto dos jogadores vindo do DRAFT foi grande,  quanto os times estão dispostos a arriscar o esse caminho, economizando em FREE AGENTs?

O estio de cada time e a crescente necessidade de ter Linebackers capazes de cobrir grandes zonas de marcação, serão fatores decisivos na distribuição de $$$.

 

Veja como se movimentou até aqui:

  • C.J. Mosley (Ravens) - assinou com os Jets
  • Anthony Barr (Vikings) - renovou
  • Jamie Collins (Browns)
  • Jordan Hicks (Eagles) - assinou com os Cardinals
  • Kwon Alexander (Buccaneers) - assinou com os 49ers
  • K.J. Wright (Seahawks) - renovou
  • Denzel Perryman (Chargers)  - renovou
  • Brandon Marshall (Broncos) 
  • Zach Brown (Redskins) 
  • Deone Bucannon (Cardinals) - assinou com os Buccaneers
  • Thomas Davis (Panthers) - assinou com os Chargers
  • Mark Barron (Rams) - assinou com os Steelers
  • Preston Brown (Bengals) - renovou
  • Vincent Rey (Bengals) 
  • Jake Ryan (Packers)  - assinou com os Jaguars
  • Kyle Emanuel (Chargers) 
  • Josh Bynes (Cardinals)
  • Craig Robertson (Saints) - renovou
  • Kevin Minter (Buccaneers) - renovou
  • L.J. Fort (Steelers) - assinou com os Eagles
  • Ray-Ray Armstrong (Browns) - renovou
  • Mychal Kendricks (Seahawks) - renovou 
  • Vontaze Burfict (Bengals) - assinou com os Raiders

 

 

Enfim a Liga de Desenvolvimento?

 

Se em campo continuamos a ver alguns bons jogos e destaques individuais, o interesse do público pela AAF me parece ter dado (natural) esfriada.

Ps. veremos o que vai acontecer quando Johnny Manziel (QB) estrear...

Talvez para não atrapalhar a competição (teria rolado um acordo de cavaleiros?) nenhum jogador em atividade foi contratado ainda nessa abertura de janela da FREE AGENCY.

O que rolar de novos contratos após a sua conclusão e se tivermos impacto em campo na NFL desses jogadores, pode acelerar a decisão de incorporara a AAF como liga de desenvolvimento no futuro próximo.

 

 

Personagens do Draft: Kyler Murray & Ed Oliver

 

Ainda estamos a mais de um mês para o Draft, mas as coisas estão se desenhando.

Os Cardinals saltam na frente mostrando interesse por Murray. Donos da 1ª escolha geral do DRAFT, eles têm o poder de concretizar o PICK. Mas será que abriram mesmo suas intenções ou se trata de uma manobra para valorizar a posição e depos negociá-la com outro time.

Tenho ouvido bem pouco sobre Oliver, exceto uma boa apresentação no COMBINE.

 

Comentar

Veja também: