Jogo em Foco – Jaguars X Titans

titansxjaguars

  JACKSONVILLE JAGUARS 19 x 13 TENNESSEE TITANS   Ainda vivos na competição, os Jaguars bateram os Titans apesar do bom esforço do calouro Marcus Mariota (QB). Vamos a 3 observações sobre cada time:  

JACKSONVILLE JAGUARS

 

Relevância

Nada importa mais para os Jaguars em 2015 do que voltar a ter relevância. Por mais que esteja na sofrível AFC SOUTH, estar neste momento brigando pelo título da divisão é um bom passo nesta direção. Se conseguirem estabelecer uma sequência de vitórias, seria outro passo. Esta expectativa de relevância motiva os jovens jogadores a buscarem evolução técnica, envolve a torcida num espírito mais otimista e atrai veteranos de impacto na OFFSEASON. https://youtu.be/biVheU4eTDI  

Ataque Promissor

Poucos times têm no plantel uma quantidade tão grande de jovens jogadores ofensivos tão promissores quanto os Jaguars.

blake-bortles-nfl-tennessee-titans-jacksonville-jaguars

Não falo somente de Blake Bortles (QB), que ainda sucetível a erros de julgamento, mostrou até aqui melhor feeling do jogo, adequação atlética e mais tranquilidade na tomada de decisões, do que na campanha 2014, quando era calouro. Contra os Titans, ele completou 21 de 27 tentativas para 242 jardas avançadas, com 1 TD / 1 interceptação. mais impressionante foi uma sequencia de 11 passes completos consecutivos no decorrer do jogo. TJ Yeldon é o 2º Running back calouro em jardas, atrás apenas do fenômeno Todd Gurley (Rams). Entre os pontos que precisa melhorar está a agressividade dentro da RED ZONE. Na linha ofensiva, lamenta-se bastante a contusão de Brandon Linder, um dos jovens Guards de maior potencial da NFL. Porém abriu espaço para a entrada do calouro AJ Cann (G), que tem melhorado a performance no decorrer do campeonato. Onde mais nos salta aos olhos é a unidade de Wide Receivers. A dupla Allen Robinson e Allen Hurns combinam velocidade, explosão e força para ganhar jardas após o passe completo. O calouro Rashad Greene tem habilidade para assumir a responsabilidade de alinhar no SLOT em 2016 e alavancar ainda mais o ataque aéreo. Podem se dar ao luxo até de negociar Marquise Lee (2º round do DRAFT 2014) na OFFSEASON, jogador que foi uma estrela do campeonato universitário.  

3º Ano

gus-bradley

A evolução defensiva dos Jaguars está demorando mais para acontecer do que gostariam. Gus Bradley chegou ao seu 3º ano como HEAD COACH. Sua marca defensiva está estabelecida, mas o patamar de performance ainda deixa a desejar. Sei que é difícil reproduzir o esquema defensivo utilizado em Seattle, onde era coordenador, pela característica dos jogadores lá estabelecidos. Alguns dos atletas descobertos pelos Jaguars recentemente já dão sinais positivos como Telvin Smith (LB) e Aaron Colvin (CB), mas não o suficiente para dominarem neste lado do campo. Contra o jogo de corridas têm números expressivos: 3.4 jardas por tentativa, a melhor da NFL no quesito. Porém levam 26.8 pontos por partida (28ª da NFL) e a combinação 17 TDs aéreos sofridos contra 5 interceptações, mostra a vulnerabilidade da cobertura defensiva. Se por acaso, a diretoria dos Jaguars optar por uma mudança de comando, este será o ponto de contenção.    

TENNESSEE TITANS

 

Não deu

mularkey titans

Mike Mularkey foi demitido dos Jaguars após apenas 1 ano como HEAD COACH da organização. Como interino dos Titans era hora de uma vingancinha. Ficou na vontade. Parte da derrota cabe ao próprio Mularkey, ultra conservador em decisões, como não ir para a tentativa de 4th DOWN dentro do campo dos Jaguars no quarto final, para matar o placar.  

Resolveu o Problema?

A razão principal alegada para a demissão de Ken Whisenhunt como HEAD COACH dos Titans, foi a ineficiência no esquema de proteção ao Quarterback. Na partida que determinou a queda, os Texans obtiveram 7 sacks / 8 hits / 7 pressures no suplente Zach Mettenberger (QB). O sistema ofensivo de Whisenhunt, como sempre digo, é complicado para jovens QBs dominarem, e os expõe realmente a pressões por defensores desbloqueados, visando explorar os espaços vagos por eles. Mais conservador, Mularkey reforçou a proteção. Contra os Jaguars, Marcus Mariota (QB) sofreu 4 sacks / 1 hit / 14 pressures. Muita diferença?

 

Defesa

Muito mal em 2014, quando mostrou vulnerabilidade em todos os setores defensivos, os Titans entraram no campeonato imbuídos de evoluir sua defesa. Para isto trouxeram Dick LeBeau, mestre do esquema ZONE BLITZ utilizado em Pittsburgh e mentor do coordenador Ray Horton. Será que surtiu efeito? Vamos a alguns números

  • Pontos sofridos: 27.4 por partida em 2014 / 23.3 por partida em 2015
  • Média de jardas corridas: 4.3 por tentativa em 2014 / 4.0 por tentativa em 2015

Se a cobertura defensiva continua exposta, pelo menos não está tão fácil dominarem-nos na Linha de Scrimmage.    

Comentar

Veja também: