DE OLHO NA NFL #5

 

Essa coluna tem como objetivo disseminar a discussão sobre assuntos relevantes da semana e do campeonato em si.

Semana passada falei das campanhas dos eliminados Cowboys e Lions e da responsabilidade de seus treinadores. Achava que ambos mereciam ser demitidos. Acabei acertando apenas um: Jim Caldwell.

Mesmo sabendo que não tem vaga para todos, dessa vez vou abordar, em um formato diferente, algumas histórias de times que ficaram de fora da pós-temporada (que ainda não falei aqui), mas que acharia divertido vê-los nos playoffs. De bônus, algumas potenciais surpresas para os playoffs.

 

1 – Quais os bons times que ficaram de fora dos playoffs?

 

Washington Redskins (7-9): Resumidamente, lesões atrapalharam a temporada. O departamento médico dos Redskins ficou lotado por todo o ano. Era um time de muita fisicalidade (bingo!) nas trincheiras. Linhas ofensiva e defensiva dominavam as partidas. Infelizmente o time foi muito atrapalhado pelas lesões. Uma pena não poder vê-los com força total, pois o potencial que demonstravam seria bem legal de acompanhar em janeiro.

Seattle Seahawks (9-7): Russel Wilson fez uma temporada digna de brigar pelo prêmio de MVP se a campanha da equipe fosse melhor. Assim como no caso dos Redskins, as lesões castigaram muito a equipe de Seattle, principalmente na defesa. Wilson se esforçou muito e carregou o time nas costas. Sem linha ofensiva e sem jogo corrido, a responsabilidade era toda dele e fez de tudo que estava ao seu alcance. Por detalhe ficaram de fora. Talvez “apenas” um kicker melhor tivesse sido suficiente para que eles entrassem.

Arizona Cardinals (8-8): O time perdeu as estrelas ofensivas David Johnson e Carson Palmer e ainda mostraram muita garra no final do campeonato. Mais um grande ano pra Fitzgerald. Defesa com ótimas atuações e calouros produzindo bem. Com essa mesma vontade que demonstraram nas últimas rodadas, seria bem legal ver esse time na pós-temporada tentando dar o título para Bruce Arians em sua última temporada (e agora também para Palmer).

Los Angeles Chargers (9-7): Imaginem Los Angeles com os 2 times nos playoffs. Seria uma boa história para a cidade se animar mais com a NFL. Infelizmente o péssimo início de campeonato cobrou seu preço aos Chargers. Os problemas com o kicker de nome que provocou muitas piadas custou caro. Começaram 0-4 e depois seguiram numa ótima campanha de 9-3. Ataque fluiu bem. Defesa em ótimo nível. Um time que, se classificado, ninguém gostaria de enfrentar. Bobearam em alguns jogos chaves (principalmente contra rivais de divisão) e ficaram de fora.

Baltimore Ravens (9-7): Perder a vaga nos playoffs da maneira que os Ravens perderam dói. Carregados pela defesa e special teams, os Ravens poderiam causar dificuldades para muitos times em janeiro. O péssimo desempenho ofensivo em grande parte da temporada prejudicou demais. Defesa de alto nível, kicker mais do que confiável e um jogo corrido que começou a funcionar bem na parte final do campeonato. Uma receita que poderia dar frutos. Fica pra 2018.

 

2 – Quais os times que mais podem surpreender nos playoffs?

 

AFC: Vou ficar com os Chiefs. A sequência ruim após o início avassalador tirou os holofotes da equipe e isso pode ter feito bem para eles. Hunt voltou a produzir bem. Alex Smith está no melhor ano de sua carreira. Hill e Kelce são excelentes armas ofensivas. Defesa fragilidade, porém oportunista. Tudo isso na mão de um técnico experiente pode dar bons frutos na pós-temporada. Bônus: provaram na abertura do campeonato que são capazes de bater os Patriots em New England.

NFC: Embora menos empolgado do que no caso dos Chiefs, ficarei com os Falcons. Por todo o campeonato ficou a dúvida: “Quando os Falcons vão engrenar e jogar no mesmo nível de 2016?”. Não vimos isso. Entretanto, ainda é um time muito talentoso e que, jogando no seu auge, é capaz de ganhar de qualquer time na NFL. Basta saber se isso vai acontecer. De cara pegarão um forte time e talvez essa questão fique para a temporada de 2018.

 

-----------------------------

 

O que acham desses times? Seriam bons competidores na pós-temporada? Concordam com as “surpresas”?

Comentem! Opinem! Discordem! Reclamem! A ideia é realmente bater um papo saudável com o máximo possível de pessoas sobre os temas aqui abordados.

 

 

Comentar

Veja também: