Punts – Os Especialistas

Todos os times têm em seus elencos alguns jogadores que participam apenas em situações específicas, chamados SPECIAL TEAMS.

Kicker (K) – Resposável pelos chutes de FIELD GOAL, EXTRA POINT e pelo chute de devolução de bola, para início do jogo, ou após a marcação de pontos – KICKOFF. Chuta com a bola apoiada no chão.
Punter (P) – Também um chutador, mas responsável pela devolução de bola – PUNT, quando o time não consegue avançar as 10 JARDAS para uma nova série de DOWNS, e ainda está distante daENDZONE. Ele chuta tendo a bola em mãos.
Long Snapper (LS) – Especializado no Snap para PUNT ou FIELD GOAL, onde a bola precisa ser lançada para trás.
Kick/Punt Returner (KR / PR) – Geralmente jogam também de WR, RB ou CB, mas se dedicam a receber os chutes de devulção, PUNTs ou KICKOFFs, e tentar avançar com a bola o máximo possível, retornando estes lances.
Coverage / Blocking players – Os demais jogadores em campo nas situações de PUNT, KICKOFF eFIELD GOAL, normalmente são os reservas das unidades de Ataque/Defesa.

Muitos jogos, até SUPER BOWLS, são decididos por acertos ou erros nestes tipos de jogadas, transformando esses jogadores em heróis ou vilões.

KICKOFF

 As partidas se iniciam com um chute feito pelo Kicker, com a bola posicionada na marca de 30 jardas do campo defensivo, chamado KICKOFF.

O lance só é válido se a bola passar no mínimo 10 Jardas do campo, mas o objetivo do Kicker é colocá-la o mais distante possível, preferencialmente na área final do campo chamada ENDZONE.

A bola não pode sair diretamente pelas laterais do campo. Caso isso aconteça, o time de ataque iniciará sua campanha, da marca de 40 jardas.

Os KICKOFFs também acontecem depois de cada pontuação, TOUCHDOWN ou FIELD GOAL, recolocando a bola em jogo.

 

Punt

O PUNT é um chute de devolução da bola, que acontece quando o time de ataque não consegue avançar as jardas suficientes para continuar sua progressão no campo.

Apesar de ser um chute, ele é feito por um jogador diferente, o Punter, já que a técnica é outra.

O Punter recebe a bola, colocada em jogo pelo LONG SNAPPER (ver o POST “SNAP” ), e a chuta tendo-a nas mãos.

O objetivo é o mesmo, colocar o time adversário mais distante possível de sua própria ENDZONE.

Diferente do KICKOFF, uma bola que saia pela lateral a uma boa distância, é uma ótima jogada.

Retorno de KICKOFF / PUNT

O time que recebe a bola chutada no KICKOFF ou PUNT, vai tentar chegar o mais longe possível no campo após recebê-la, determinando onde a primeira jogada ofensiva começará.

Um jogador específico, o RETURNER, é o responsável por isso. Ele recebe a bola no ar, e corre com ela dominada, enquanto os demais jogadores de seu time, tentam abrir o caminho para ele.

Certos times têm um jogador diferente para executar o retorno do PUNT e outro para o de KICKOFF, que geralmente atuam também como reservas em outras posições, sendo as mais comuns: WR, RBou CB.

O termo TOUCHBACK é usado quando o RETURNER recebe a bola dentro de sua própria ENDZONE, e decide não tentar avançar com a bola. Seu time então irá iniciar os ataques da marca de 20 Jardas.

 

Coverage

Durante o KICKOFF e o PUNT, os jogadores do time que está chutando a bola vão correr em direção ao RETURNER, tentando interromper o seu avanço o mais rapidamente possível.

No KICKOFF, esses jogadores, normalmente reservas das posições de LB, S, CB, TE, FB e RB, formam a unidade chamada COVERAGE.

Quando o PUNT é realizado perto do meio de campo, existe a oportunidade do time de COVERAGEbrilhar.

Desde que o RETURNER deixe a bola quicar, os jogadores de COVERAGE podem parar a bola, antes dela chegar a ENDZONE, fazendo com que o adversário inicie seus ataques muito longe da outraENDZONE.

A defesa agradece!

Onside Kick

O ONSIDE KICK é uma maneira do time que está chutando recuperar a posse da bola.

Neste caso o Kicker deliberadamente chuta a bola lateralmente, a uma curta distância. A bola fica com o time do jogador que a segurou.

Lembrando que a bola deve ultrapassar pelo menos 10 JARDAS.

Esse tipo de chute pode ser usado também durante a partida, como surpresa ao adversário. Não é comum por que em caso de não dar certo, o outro time começa já próximo à área de TOUCHDOWN.

Um ONSIDE KICK feito pelo New Orleans Saints no terceiro quarto do último SUPER BOWL, foi determinante para a conquista do título.  

Field Goal

Quando o time não consegue avançar as 10 Jardas necessárias para ganhar o FIRST DOWN, mas já está próximo a ENDZONE, eles fazem um outro tipo de chute, o FIELD GOAL.

A bola é lançada 7 Jardas para trás, pelo LONG SNAPPER, nas mãos de um jogador (HOLDER) que a pousará no chão. O Kicker então deverá chutá-la entre os postes que ficam no final da ENDZONE.

Esse chute vale 3 pontos no placar.

Depois de cada TOUCHDOWN, o time tem direito a um chute extra, de curta distância, que vale 1 ponto.

Um lance incrível é quando a defesa consegue bloquear o chute de FIELD GOAL. A bola fica “viva” e tudo pode acontecer. Até a recuperação pela defesa e corrida para TOUCHDOWN.

Eu estava presente no estádio dos Jaguars, quando Antrell Rolle (S – Cardinals) produziu esta pérola após um chute bloqueado:

.

Comentários

ai gente

Comentar

Veja também: