Buddy Ryan morre aos 82 anos

Buddy Ryan, arquiteto da defesa do Chicago Bears de 1985, morreu aos 82 anos. Segundo a ESPN, James Solano, agente de Ryan, confirmou sua morte nessa terça-feira (28/06).

Leiam também:
Chicago Bears assinam contrato de quatro anos com Leonard Floyd
Aaron Rodgers sobre os microfones da NFL: “Informação excessiva.”
U.S. Bank Stadium, novo estádio dos Vikings, testa suas luzes

Buddy Ryan é pai de Rex Ryan e Rob Ryan, que trabalham na comissão técnica do Buffalo Bills. Sendo assim, a equipe comandada pro Rex, soltou um comunicado sobre a morte de Buddy:

"O Buffalo Bills quer expressar a mais profunda simpatia e condolência a Rex, Rob, e toda família Ryan pela morte de Buddy Ryan. Buddy era lenda em nossa liga de várias maneiras. Suas defesas era inovadoras e ele era mestre em colocar seus talentos e jogadores em posições para alcançar o sucesso. Ele realmente mudou o futebol americano, e muitos de seus pensamentos táticos ainda são utilizados até hoje. A influência de Buddy será carregada por treinadores de defesas por gerações, mas não mais do que por Rex e Rob. Nossos pensamentos estão com a família Ryan."

George H. McCaskey, presidente dos Bears, também falou sobre a morte de Buddy:

"Buddy Ryan foi o arquiteto da melhor defesa que nossa liga já viu.
Ele era brilhante sobre a estratégia do futebol americano, mas o que fez ele ser especial foi sua habilidade para criar grande confiança nos jogadores que ele treinou. Do dia que ele foi contratado em 1978, suas defesas sempre trouxeram mais do que esquemas, elas compraram suas ideias e também pegaram sua personalidade.
Buddy era audacioso, inteligente e duro. Ele era uma combinação perfeita com nossa cidade e time, e foi por isso que George Halas tomou a decisão de mantê-lo, mesmo trazendo uma nova equipe técnica em 1982. Sempre seremos gratos as contribuições de Buddy aos Bears. Ele é uma das lendas da franquia."

Ryan é mais conhecido por seu trabalho como coordenador defensivo dos Bears de 1978 a 1985, mas ele também foi treinador do Philadelphia Eagles (1986 até 199), e do Arizona Cardinals (1994 até 1995). Seu recorde como técnico principal é de 55 vitórias 55 derrotas e um empate, e ele ajudou a classificar os Eagles para os playoffs em 1988, 1989, e 1990.

O estilo agressivo de Buddy pode ser bem visto nesse tweet, que mostra uma passagem de um de seus playbooks comentando sobre quarterbacks:

Segundo o playbook: QBs são bastardos pomposos superestimados que recebem muito e merecem ser punidos.

Esse outro tweet mostra a importância que Ryan teve para os Bears de 1985, já que ao ganhar o Super Bowl, ele foi carregado pelos jogadores ao lado de Mike Ditka:

E o Sportcente mostrou os números incríveis da defesa dos Bears de 85:

Ryan não teve grande carreira como treinador principal, mas por ter sido o arquiteto de uma das maiores defesas que a NFL já viu (talvez a maior), seus 35 anos na liga foram bem marcantes e deveriam colocá-lo no Hall da Fama.

Comentar