Boletim NCAA – Final do College Football Playoff está definida

#4 Washington 7 x 24 #1 Alabama – Peach Bowl – Semifinal College Football Playoff

Em uma partida dominada pelas duas defesas, a equipe da universidade de Alabama derrotou o time de Washington e se classificou para a final do College Football Playoff (CFP), que decide o campeão da Football Bowl Subdivision (FBS) do futebol americano universitário de 2016. A partida foi no estádio Georgia Dome, casa do Atlanta Falcons, da NFL. Agora, Alabama enfrenta a universidade de Clemson, na final do Campeonato Nacional, em 9 de janeiro.

O defensive lineman de Alabama, Jonathan Allen, teve um sack e dois tackles para perda de jardas (Divulgação: University of Alabama)

O jogo começou equilibrado e o Huskies inaugurou o placar ainda no primeiro quarto, na sua segunda posse de bola. Alabama respondeu logo em seguida com outro touchdown. Na próxima posse de Washington, um fumble foi forçado pelo defensive back (DB) de Alabama, Anthony Averett e recuperado pelo defensive lineman (DL) da Crimson Tide, Jonathan Allen. Após o turnover, a universidade de Washington não marcou mais nenhum ponto na partida. O desempenho defensivo de Alabama foi fundamental para a vitória da equipe invicta na temporada. Foram cinco sacks no quarterback (QB) de Washington, Jake Browning e sete tackles para perda de jardas. Além disso, a eficiência no jogo terrestre da Crimson Tide determinou o rumo da partida. Foram 269 jardas terrestres de Bama no total, média de 5.4 por tentativa. O running back (RB) Bo Scarbrough teve 19 corridas, 180 jardas, dois touchdowns e ficou com o prêmio de MVP do Peach Bowl. 

Do lado do Huskies, a defesa não jogou mal e teve bons momentos. Porém, a linha ofensiva de Washington falhou em proteger Browning e em abrir espaços para as corridas do RB Myles Gaskin, que terminou o jogo com dez tentativas e 34 jardas. Pelo lado defensivo, o Huskies teve três sacks no quarterback Jalen Hurts e também nove tackles para perda de jardas. A defesa de Washington contra o passe foi eficiente e limitou Hurts à sete passes certos de 14 tentativas e apenas 57 jardas aéreas. 

Esta será a quinta participação de Alabama em uma final nacional desde 2009. Para o head coach Nick Saban, está será a oportunidade de vencer o sexto título nacional na carreira, já que ele possui cinco campeonatos com Alabama e uma conquista no comando de LSU, em 2003. Se vencer a final pela sexta vez, Saban passará o ex-treinador Paul “Bear” Bryant e será o treinador que mais venceu títulos nacionais desde o começo dos rankings de equipes.

Responsável por três touchdowns no jogo, o quarterback Deshaun Watson venceu o prêmio de MVP do Fiesta Bowl (Divulgação: Matthew Emmons-USA Today Sports Image)

#3 Ohio State 0 x 31 #2 Clemson – Fiesta Bowl – Semifinal College Football Playoff

A maior surpresa do sábado de véspera de Ano Novo ficou por conta da partida entre Clemson e Ohio State. As cotações de apostas davam vantagem para o Buckeyes, mas o que aconteceu no Fiesta Bowl foi o contrário. O Tigers dominou a partida desde o início. O jogo foi no University of Phoenix Stadium, em Arizona, no mesmo local em que Clemson perdeu a final do Campeonato Nacional, para Alabama, no ano passado.  Agora, no dia 9 de janeiro, Clemson terá a sua revanche contra a Crimson Tide e a oportunidade de vencer o título nacional pela primeira vez desde 1981.

No primeiro drive do jogo, a bola pertencia ao Buckeyes e a campanha terminou em punt. Logo depois, duas jogadas foram suficientes para o quarterback de Clemson, Deshaun Watson sofrer a sua primeira interceptação no jogo. Com a bola no campo de ataque do Tigers, Ohio State desperdiçou um field goal com o kicker (K) Tyler Durbin, que perdeu mais um ainda no primeiro tempo. A partir daí, só deu Clemson e faltando 2:06 para o final do terceiro quarto, Watson entrou na endzone em uma corrida e ampliou o placar para 24 a 0. 

O quarterback de Clemson, Deshaun Watson, acertou 64% dos passes, teve 259 jardas aéreas e 57 terrestres, um passe para touchdown e mais dois correndo com a bola. Watson também sofreu duas interceptações, pelo safety (S) Malik Hooker e o cornerback Gareon Conley. O wide receiver (WR) do Tigers, Mike Williams, recebeu seis bolas e totalizou 96 jardas. A defesa de Clemson, principalmente a linha defensiva, que está cheia de atletas com talento para jogar na NFL, foi fundamental para a vitória do Tigers. Um dos destaques do setor, o defensive lineman Carlos Watkins, teve dois sacks, dois tackles para perda de jardas e dois passes desviados na linha de scrimmage.

O ataque de Ohio State começou o Fiesta Bowl com a média de 258 jardas terrestres por partida, mas contra Clemson ficou limitada a 88. Pelo Buckeyes, o RB Curtis Samuel correu seis vezes com a bola e totalizou 67 jardas. Na defesa, o linebacker (LB) Raekwon McMillan teve 15 tackles no total, dois deles atrás da linha de scrimmage e um sack.

O Buckeyes ficou em branco no placar pela primeira vez desde 1993, contra a rival Michigan. Também foi a primeira vez em 194 jogos da carreira do head coach Urban Meyer que a sua equipe não marcou nenhum ponto.

Resultado dos últimos bowls da temporada 2016

Terça-feira – 27 de dezembro

#24 Temple 26 x 34 Wake Forest – Military Bowl

Army 38 x 31 North Texas – Heart of Dallas Bowl

Minnesota 17 x 12 Washington State – Holiday Bowl

Quarta-feira – 28 de dezembro

Boise State 12 x 31 Baylor – Cactus Bowl

#16 West Virginia 14 x 31 Miami – Russell Athletic Bowl

Indiana 24 x 26 #19 Utah – Farms Bowl

#23 Pittsburgh 24 x 31 Northwestern – Pinstripe Bowl

Quinta-feira – 29 de dezembro

Texas A&M 28 x 33 Kansas State – Texas Bowl

Arkansas 24 x 35 #22 Virginia Tech – Belk Bowl

South Florida 46 x 39 South Carolina – Birmigham Bowl

Sexta-feira – 30 de dezembro

#12 Oklahoma State 38 x 8 #10 Colorado – Alamo Bowl

#6 Michigan 32 x 33 #11 Florida State – Orange Bowl

#18 Stanford 25 x 23 North Carolina – Sun Bowl

Nebraska 24 x 38 #21 Tennessee – Music City Bowl

Georgia 31 x 23 TCU – Liberty Bowl

South Alabama 21 x 45 Air Force – Arizona Bowl

Sábado – 31 de dezembro

#4 Washington 7 x 24 #1 Alabama – Peach Bowl

#3 Ohio State 0 x 31 #2 Clemson – Fiesta Bowl

#20 LSU 29 x 9 #13 Louisville – Citrus Bowl

Georgia Tech 33 x 18 Kentucky – Taxslayer Bowl

Segunda-feira – 2 de janeiro

#9 USC 52 x 49 #5 Penn State – Rose Bowl

#14 Auburn 19 x 35 #9 Oklahoma – Sugar Bowl

#15 Western Michigan 16 x 24 #8 Wisconsin

#17 Florida 30 x 3 Iowa – Outback Bowl

Márcio Nunes

Estudante de jornalismo, fã de esportes, principalmente futebol americano. Acompanha NFL e futebol americano universitário. Está no Twitter pelo perfil @TheMarcioNunes

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *