Boletim NCAA - Clemson derrota Alabama e é o novo campeão nacional

#2 Clemson 35 x 31 #1 Alabama - College Football Playoff National Championship 

Em uma partida de alto nível técnico, a universidade de Clemson derrotou o time de Alabama, por 35 a 31 e venceu o Campeonato Nacional pela segunda vez. O Tigers entrou o campo com o peso de vencer o segundo título nacional após um longo tempo de espera, pois a equipe foi campeã pela primeira vez em 1981. Dessa vez, o time de Alabama chegou como favorita e perdeu sua primeira final desde a chegada do head coach Nick Saban, que agora possui cinco títulos (um com LSU) e um vice-campeonato. O primeiro quarto de jogo foi dominado por Alabama. Na primeira posse de bola de Clemson, a defesa da Crimson Tide impediu uma primeira descida na quarta tentativa de conversão do Tigers e a bola retornou para Bama. Na próxima série, o running back (RB) Bo Scarbrough anotou o primeiro touchdown (TD) dele no jogo, uma corrida de 25 jardas para a endzone. A partir daí, a defesa da Crimson Tide foi soberana. Foram quatro posses de bola consecutivas de Clemson que terminaram em punt. Faltando cerca de dez minutos para o final do primeiro tempo, Scarbrough anotou seu segundo TD da partida, em uma corrida de 37 jardas. O Tigers reagiu ainda no primeiro tempo. Com seis minutos restantes para o intervalo, o quarterback (QB) Deshaun Watson correu para o touchdown

O linebacker Ben Boulware esteve em sua última partida universitária por Clemson e venceu o título nacional (Divulgação: Steve Mitchell/USA TODAY Sports Image)

 

A segunda etapa não poderia começar pior para Clemson. Na linha de 38 jardas do campo defensivo, o RB Wayne Gallman sofreu um fumble forçado e recuperado pelo linebacker (LB) Ryan Anderson. Alabama já começou sua campanha na linha de 16 do campo do Tigers, porém a defesa de Clemson foi bem na red zone e permitiu apenas um field goal (FG) do kicker (K) Adam Griffith. Durante o primeiro tempo, o setor ofensivo oscilou e depois do fumble, o ataque de Clemson jogo em alto nível. Após um punt ruim, Watson e cia. começaram a sua série na linha de 42 jardas do campo de Alabama. A campanha terminou em um passe para touchdown do quarterback para o wide receiver (WR) Hunter Renfrow. Depois do Tigers encostar no placar, Alabama respondeu com um passe para TD de 68 jardas do QB Jalen Hurts para o tight end (TE) O.J. Howard. Esta foi a última série do RB Bo Scarbrough no jogo, depois de sua corrida o atleta sentiu um desconforto e ficou de fora do resto da partida. Clemson reagiu na próxima jogada com um passe para TD de Watson para o WR Mike Williams, que colocou a equipe próxima de Alabama no placar, 21 a 24. Faltando menos de cinco minutos para o final, Gallman entrou na endzone para marcar seu primeiro TD na noite. Na próxima posse de bola de Alabama, Jalen Hurts respondeu com uma corrida de 30 jardas para a endzone. Após a pontuação de Bama e a Crimson Tide, mais uma vez na frente no placar, Watson liderou Clemson para a última série da partida e da sua carreira no futebol americano universitário. Depois de oito jogadas, Renfrow recebeu o segundo passe para TD da noite e faltando um segundo no cronômetro decretou a vitória para o Tigers em uma partida memorável. 

Nick Saban (E) perdeu o seu primeiro título nacional na carreira (Divulgação: John David Mercer/USA TODAY Sports)

 

"Nós vimos o topo disso no ano passado e não conseguimos chegar. Hoje a noite nós avançamos. Foi uma coisa que não fizemos nos últimos oito anos, mas hoje nós conseguimos" disse o treinador principal de Clemson, Dabo Swinney. O Most Valuable Player (MVP) da partida foi o quarterback Deshaun Watson, que acertou 64.3% dos passes, totalizou 420 jardas aéreas, três passes para touchdown e mais um terrestre. O Tigers teve quatro recebedores com mais de 90 jardas recebidas no jogo, o TE Jordan Leggett e os WRs Mike Williams, Deon Cain e Hunter Renfrow. Após ficar de fora da final do ano passado por lesão, Williams se recuperou e totalizou ontem 94 jardas recebidas e um touchdown contra Alabama. Pelo lado da Crimson Tide, o TE O.J. Howard teve 106 jardas aéreas e um touchdown. A equipe da Nick Saban perdeu Scarbrough no terceiro período mas o atleta teve uma boa atuação enquanto esteve em campo, foram 93 jardas terrestres e dois touchdowns. Hurts fez uma partida razoável, levando em consideração que estava sem o coordenador ofensivo que o acompanhou desde o início e por ser um atleta no primeiro ano de futebol americano universitário. Foram 41.9% dos passes completos, 131 jardas aéreas e 63 terrestres, um passe para touchdown e outro em uma corrida de 30 jardas.  Este foi o último Boletim NCAA da temporada de 2016 do College Football. Sugestões e críticas, sejam positivas ou negativas, podem ser enviadas nos meios disponibilizados pelo site ou em contato direto com algum membro da equipe 10 Jardas. 

Comentar

Veja também: