14ª Semana de 2016 no Retrovisor

    Na décima-quarta semana tivemos JP no estádio, cenário de PLAYOFFs se consolidando, muitos micos e claro, emoções. Algumas impressões da rodada:  

Caminho para os Playoffs: AFC WEST

Na divisão mais competitiva de 2016, a rodada foi amplamente favorável aos Chiefs. Ao baterem os Raiders na 5ª Feira a noite, empataram o record do rival, mas assumiram a liderança pelo 1º critério de desempate: confronto direto. Independente de quem vencerá a divisão, esses 2 times, quase por certo, estarão nos PLAYOFFs. Quem corre perigo de ficar de fora é o atual campeão Denver Broncos. Após perderem para Tennessee na Semana 14 ficaram a 2 vitórias de distância dos 2 primeiros colocados. Realisticamente, vencer a divisão está difícil. A briga agora é pela 2ª vaga WILDCARD, que colocaria 3 times da AFC WEST na pós-temporada. Incrível fatalidade dos Chargers no início do campeonato, em que perderam jogadores importantes para contusões e partidas de formas criativas. Mesmo com uma sequência de vitórias no meio da temporada, a missão torna-se quase impossível. Classificação:

  1. Kansas City Chiefs – 10 Vitórias / 3 Derrotas (na divisão: 4 V / 0 D)
  2. Oakland Raiders – 10 Vitórias / 3 Derrotas (na divisão: 2 V / 2 D)
  3. Denver Broncos – 8 Vitórias / 5 Derrotas (na divisão: 1 V / 3 D)
  4. San Diego Chargers – 5 Vitórias / 8 Derrotas (na divisão: 1 V / 3 D)

 

JP no Estadio (pt.2)

Pela 2ª vez na temporada fui assistir um jogo no estádio (Tinha visto Broncos x Buccaneers em Tampa na Semana 4). Desta feita peguei a estrada para ir a Miami deixar meu lado torcedor falar mais alto em Cardinals x Dolphins. Foram 3:30 hrs de retorno com a cabeça inchada! Não que tivesse grande sonho de ver em campo um time de Arizona diferente do restante do campeonato. Até aqui foram inconsistentes no ataque, vacilões na defesa e horrorosos em SPECIAL TEAMS. Ontem mais do mesmo. Para piorar, forte chuva deixou o jogo pobre tecnicamente com alto número de TURNOVERs. A reação dos Cardinals e competência dos Dolphins para liquidar a fatura sem prorrogação deixaram a partida emocionante, mas não apagou o baixo nível técnico. Miami venceu sem jogar bem. Salvo 2 BIG PLAYs oportunos, o ataque limitou-se a passes curtos (nem sempre precisos) e a defesa teve dificuldade de estancar os DRIVES adversários quando precisaram evitar o empate. Se por um lado tiveram sorte com os desperdícios de Arizona em SPECIAL TEAMS, levaram um azar danado na contusão de Ryan Tannehill (QB), que deve perder o restante do campeonato. De qualquer forma foi bacana poder ver meu time de perto, algo que não fazia desde 2010 em Atlanta. Um prazer especial em ver Larry Fitzgerald (WR) movimentando-se pelo campo, mesmo em dia que não brilhou. Outra alegria foi ter conhecido o renovado estádio dos Dolphins, que está lindo! Imagens: Um pequeno registro em video: https://youtu.be/7_2C4gmg19w  

Contabilização de Byes

Chegamos naquela tradicional coluna do post Semana no Retrovisor! Esse ano um pouco mais tarde, devido ao anormal descanso de Browns e Titans somente na Semana 13. Todo ano gosto de contabilizar os resultados dos times na rodada seguinte às suas semanas BYE. Acho vital que os times vençam essas partidas, pois mostra capacidade de se preparar para as características do adversário e imposição física, fazer prevalecer o corpo descansado. Tradicionalmente esse aproveitamento beira os 65%. Resultado 2016: 21 Vitórias e 11 Derrotas (65.6%). Apenas 1 partida juntou duas equipes vindo de BYEs ao mesmo tempo (Steelers x Ravens). Finalmente voltamos ao número histórico! Nos 5 últimos anos, por 3 vezes este aproveitamento ficou em 50%, e em 2014 inaceitáveis 37.5%.    

Bolsa de Valores dos Atletas

  ↑ Ação em alta: Jadeveon Clowney (DE – Texans) ↑ De tempos em tempos Clowney nos lembra porque foi o 1º jogador escolhido no DRAFT 2014, e um dos que vieram do College Football com maior expectativa da década. Ele vem se destacando há algum tempo no combate ao jogo de corridas, mas contra os Colts também brilhou como PASS RUSHER. Foi 1 sack e inúmeras outras aparições no BACKFIELD.   ↓ Ação em baixa: Justin Forsett (RB – Broncos) ↓ Em 2014, Forsett saiu das sombras para ter uma temporada bastante produtiva em Baltimore, sob o comando do então coordenador ofensivo Gary Kubiak, com quem tinha trabalhado também em Houston. Caiu de rendimento, acabou dispensado pelos Ravens, e depois de breve passagem em Detroit chegou a Denver, seu 3º time no ano. Contra os Titans justificou seu descrédito com apenas 17 jardas em 6 tentativas. Pior, perdeu a bola em FUMBLE numa delas.    

Enfermaria

Vários jogadores importantes vão fazer exames, para saberem a gravidade de suas lesões.   Ryan Tannehill (QB – Dolphins) – Joelho – Fora da Temporada ??? DJ Humphries (OT – Cardinals) – Concussão Deone Bucanon (LB/S – Cardinals) – Tornozelo Tyvon Branch (S – Cardinals) – Virilha Marcus Cooper (CB – Cardinals) – Costas Mack Brown (RB – Redskins) – Concussão Will Compton (LB – Redskins) – Joelho Sua Cravens (S – Redskins) – Biceps – Fora da Temporada ??? Darren Sproles (RB – Eagles) – cabeça Wendell Smallwood (RB – Eagles) – Joelho Allen Barbre (G – Eagles) – Coxa Jon Darembos (LS – Eagles) – Punho – Fora da Temporada Melvin Gordon (RB – Chargers) – Quadril Joey Bosa (DE – Chargers) – Pescoço Craig Mager (CB – Chargers) – Cotovelo Matthew Stafford (QB – Lions) – Dedo Ezekiel Ansah (DE – Lions) – Ombro Eddie Goldman (DT – Bears) – Tornozelo Laquon Treadwell (WR – Vikings) – Tornozelo Trae Waynes (CB – Vikings) – Concussão Matt Forte (RB – Jets) – Joelho Brandon Bostick (TE – Jets) – Tornozelo Marcus Gilchrist (S – Jets) – Joelho - Fora da Temporada Buster Skrine (CB – Jets) – Concussão Torrey Smith (WR – 49ers)  – Concussão Vance McDonald (TE – 49ers) – Ombro Daniel Kilgore (C – 49ers) – Perna Donte Moncrief (WR – Colts) – Coxa Maurice Alexander (S – Rams) – Concussão Aaron Rodgers (QB – Packers) – Panturrilha Shane Vereen (RB – Giants) – Concussão Johnathan Hankins (DT – Giants) – Pescoço    

Destaques da Semana

Ofensivo: Aaron Rodgers (QB – Packers) Mesmo com a mobilidade limitada, Rodgers teve uma atuação digna de seus velhos tempos de MVP, contra uma defesa que o conhece bem. Completou 18 de 23 tentativas para 246 jardas e 3 TDs. clique aqui para seus Highlights na partida. Menção honrosa: LeVeon Bell (RB – Steelers), Matt Ryan (QB – Falcons), Lamar Miller (RB –Texans), Kenny Stills (WR – Dolphins) e Bilal Powers (RB – Jets)   Defensivo: Janoris Jenkins (CB – Giants) Presença marcante de Janoris na marcação de Dez Bryant (WR - Cowboys), que terminou a partida com 1 recepção em 9 TARGETS. Ainda interceptou 1 passe e forçou o FUMBLE do adversário direto. Clique aqui para a interceptação. Menção honrosa: Jadeveon Clowney (DE – Texans), Vic Beasley (DE – Falcons), Kawann Short (DT – Panthers) e toda a defesa dos Buccaneers e Packers   Especialistas: Walt Aikens (CB – Dolphins) Sem desistir do lance, Aikens encontra a bola que foi bloqueada numa tentativa de EXTRA POINT e anotou 2 pontos fundamentais a vitória dos Dolphins. clique aqui para o video do lance. Menção honrosa: Linval Joseph (DT – Vikings), Riley Dixon (P - Broncos) e Nick Novak (K – Texans)   Calouro da Rodada: Romeo Okwara (DE – Giants) Preocupados com a ausência de Jason Pierre-Paul (DE), os Giants viram este calouro não draftado ter grande impacto contra a renomada linha defensiva dos Cowboys. Clique aqui para seu sack. Menção honrosa: Deion Jones (LB – Falcons) e Artie Burns (CB – Steelers)   Mico da Semana: Mike Nugent (K – Bengals) O 6º EXTRA POINT perdido por Nugent foi o mais ridículo de todos. Veja o video do lance.   Surra da Semana: Atlanta Falcons 42 x 14 Los Angeles Rams Mesmo sem Julio Jones (WR), os Falcons foram à Califórnia e passearam em cima dos Rams. Matt Ryan (QB) jogou bem, mas o grande destaque ficou para a defesa, que gerou 5 TURNOVERs (resultando em 2 TDs) e atormentou a vida do calouro Jared Goff (QB) com intenso PASS RUSH. As mazelas dos Rams começaram logo no KICKOFF quando Michael Thomas (WR) soltou a bola e já colocou o adversário na porta da ENDZONE. O ataque nunca conseguiu reverter o dano. Clique aqui para os Highlights da partida.   Jogada Espetacular: DeSean Jackson (WR – Redskins) Incrível como DeSean rastreou a bola no ar, em passe longo de Kirk Cousins (QB) e ainda livrou-se da marcação para anotar o TD. Clique aqui para o video do lance.   Clique aqui para todos os resultados da Semana 14. Clique aqui para a classificação após a 14ª semana.    

Comentar

Veja também: