Punts – West Coast Offense

O WEST COAST OFFENSE é um sistema ofensivo baseado em passes curtos, que foi consagrado peloSan Francisco 49ers na década de 80. 

O termo WEST COAST OFFENSE foi usado pela primeira vez por Bill Parcells, então treinador do New York Giants, desdenhando do 49ers após uma vitória dos Giants numa partida de PLAYOFF. 

San Francisco no entanto venceu 5 SUPER BOWLs usando este sistema, inspirando diversos outros times a implantá-lo. 

Estratégia

Antes, praticamente todos os times baseavam seus ataques no jogo de corrida, atraindo a defesa adversária para próximo da linha de SCRIMMAGE, para depois surpreende-la com uma jogada de passe longo. 

No WEST COAST OFFENSE a idéia era descompactar a defesa adversária, com múltiplos alvos para os passes, e rapidez na execução. 

Para isso foram criadas jogadas aéreas com passes curtos e intermediários, mais fáceis de serem completados que os passes longos, e desenhados para que os alvos dos passes pudessem avançar com a bola, ganhando jardas extras. 

Os passes passaram também a ser direcionados para jogadores antes pouco utilizados em jogadas aéreas, como o Tight End, o Running Back e o Fullback. 

Jogadas como o SLANT PASS e o SCREEN PASS formam a base deste sistema. Abaixo está o esboço de uma das jogadas usadas pelo 49ers: 

 

Para aumentar a eficiência dos passes, a mecânica usada pelos Quarterbacks foi modificada. 

Tradicionalmente para os passes longos funcionarem, o QB após o SNAP, recuava 7 passos, dando tempo pros Wide Receivers chegarem na área planejada, e então executavam o passe. 

No WEST COAST OFFENSE, o QB recua apenas 3 ou 5 passos antes da jogada. Com isso, tudo acontece mais rápido, dificultando ainda mais o trabalho da defesa. 

 

Características dos Jogadores 

O WEST COAST OFFENSE precisa de jogadores com características específicas para que o esquema funcione bem. Vamos a eles por posição: 

Quarterback: Um QB para orquestrar este tipo de ataque não precisa ter o braço mais forte do mundo, o foco está na precisão nos passes. Timming é fundamental! Espera-se que ele tenha um aproveitamento de pelo menos 65% nos passes.

Running Backs: Como o jogo aéreo é predominante no esquema, os RBs devem ajudar na proteção ao QB, e serem capazes de receber passes. O mesmo vale para os Fullbacks.

Linha ofensiva: Os jogadores da linha ofensiva são muito mais exigidos na proteção ao QB, do que para abrir espaços no jogo de corrida. Quanto mais mobilidade tiver melhor!

Wide Receivers : A posição chave para o funcionamento do esquema! OsWRs não precisam ser extremamente velozes, mas sim ágeis e fortes, para conseguirem avançar com a bola após recebê-la.

Tight End: O TE atua mais como um recebedor no WEST COAST OFFENSE, do que nos esquemas tradicionais, é dele a responsabilidade de atrair a marcação dos Safeties adversários.  

.

Defesa contra o WCO

Com o passar dos anos as defesas foram se preparando melhor para combater o WEST COAST OFFENSE. Os esquemas de marcação por zona são os mais apropriados. 

Como as jogadas acontecem mais rapidamente, as defesas precisaram usar de criatividade, para tentar atrapalhar o andamento das jogadas ofensivas. 

Novas formas de BLITZES (tema de futuro POST) precisaram ser criadas, tornando famosos alguns treinadores defensivos como Bill Belichick (atual HC dos Patiots),  Dick LeBeau (Steelers) e o falecido Jim Johnson (Eagles). 

Evolução do Esquema

Durante a década de 90, vários treinadores que começaram suas carreiras como auxiliares ofensivos em San Francisco, foram contratados como HEAD COACH em outros times. 

O esquema foi adaptado então, adicionando mais jogadas de passes longos para aproveitar o dom de certos Quarterbacks. 

Os exemplos mais famosos são Mike Holmgren (HC-Packers) que tinha Brett Favre como QB,  Mike Shanahan (HC-Broncos) com John Elway (QB) e Andy Reid (HC-EAGLES) com Donovan McNabb (QB). 

Hoje, ninguém mais usa o WEST COAST OFFENSE no molde inicial, mas diversos times usam suas versões adaptadas: 

Philadelphia Eagles

Minnesota Vikings

Washington Redskins

Green Bay Packers

Tampa Bay Buccaneers

Seattle Seahawks

Cleveland Browns

Curiosamente, o San Francisco 49ers está utilizando atualmente num esquema mais tradicional, com ênfase no jogo de corrida.

Veja um vídeo mostrando a relevância do WEST COAST OFFENSE na evolução do esporte.

Bill Walsh

O criador do WEST COAST OFFENSE, Bill Walsh (1910 – 2007), começou sua carreira na Liga Universitária como auxiliar ofensivo. 

Na NFL, após passar pelo Oakland Raiders, assumiu o cargo de coordenador ofensivo do Cincinatti Bengals, onde começou a desenvolver seu sistema. 

Após nova passagem pela Liga Universitária, retornou a NFL em 1979, agora como HEAD COACH do San Francisco 49ers, onde viria a fazer história, montando um dos melhores times de todos os tempos, que venceu o SUPER BOWL 3 vezes (1981, 1984 e 1988), e deixando a base que seria campeã em outras 2 ocasiões. 

Diversos de seus auxiliares também se tornaram HEAD COACHES de sucesso na NFL, o que é considerado um de seus grandes legados, tão expressivo quanto os títulos ou seu sistema ofensivo inovador. 

Veja a “árvore de treinadores” que se origina em Bill Walsh: 

Comentar

Veja também: