Punts – A Linha Ofensiva

A linha ofensiva é uma unidade muito particular do time, composta pelos jogadores mais pesados do elenco.

Composição : 1 Center, 2 Guards, 2 Offensive Tackles, como já mostrado no POST “As Equipes”

Center (C) – Joga no centro da linha ofensiva. Responsável por passar a bola ao QB, iniciando a jogada – SNAP, e então seguir na tarefa de bloquear a defesa.

Guard (G) – Jogam a cada lado do C na linha ofensiva, na função de bloquear a defesa, e abrir espaço para as corridas pelo meio.

Offensive Tackle (OT) – Jogam nas 2 extremidades da linha ofensiva, protegendo o QB das investidas da defesa adversária, ou bloqueando para o jogo de corrida

Essa unidade tem 2 funções: proteger o Quarterback no jogo aéreo e abrir espaço para o Running Back no jogo de corridas.

Papel no jogo aéreo

Antes do SNAP (tema de futuro POST) o Center tenta identificar a estratégia defensiva do adversário, e determinará o tipo de proteção ao Quarterback.

Após o SNAP, os jogadores recuarão um pouco, e formarão o POCKET(posicionamento em forma de U invertido) em volta do Quarterback, dando a ele o máximo de tempo para executar a jogada, antes que algum defensor o atrapalhe.

Normalmente, a defesa avança com seus jogadores mais velozes pelas extremidades deste POCKET e com os mais fortes pelo meio.

Alguns jogadores defensivos são tão bons, capazes de causar verdadeiro caos na proteção, que recebem uma marcação especial, às vezes com 2 jogadores da linha concentrados nele, ou com a ajuda de Tight Ends, Running Backs ou Fullbacks.

A maioria dos QBs são destros, e tedem a voltar primeiro sua atenção ao lado direito do campo, então o Offensive Tackle da esquerda tem a maior responsabilidade, até porque deste lado, ele quase sempre enfrentará o jogador de defesa mais perigoso.

Papel no jogo de corrida

Neste tipo de jogada, a linha ofensiva avança em encontro à defesa adversária para abrir os espaços que o Running Back precisa.

A forma de jogar tradicional pede que o jogador da linha ofensiva vença fisicamente o confronto com o defensor à sua frente, chamado MAN-BLOCKING.

Uma outra estratégia é a ZONE BLOCKING, quando a linha se move lateralmente, ou entre os jogadores da linha defensiva adversária, buscando descompactar a defesa.

Para este esquema, os jogadores têm que ser mais atléticos e leves que noMAN-BLOCKING. Quem melhor aplicou esta estratégia foi o Denver Broncos, a partir do fim da década de 90.

Curiosidades:

O espaço entre as linhas ofensiva e defensiva é chamado de TRINCHEIRA, e diz a sabedoria do esporte, é onde o jogo se decide.

O bom desempenho da linha ofensiva dita a efetividade do jogo corrido de tal forma, que Emitt Smith, antigo RB do Dallas Cowboys e recordista de todos os tempos da posição, presenteava seus companheiros de time desta unidade, com 1 Rolex para cada um, após a temporada.

Mehores jogadores que vi em ação:

Tony Boselli (OT) – Jaguars

Johnathan Ogden (OT) – Ravens

Larry Allen (G) – Cowboys

Dermotti Dawson (C) – Steelers

Walter Jones (OT) – Seahawks

Comentar

Veja também: