Ohio State vence Oregon e é o primeiro campeão da era dos Playoffs

#2 Oregon Ducks 20 x 42 #4 Ohio State Buckeyes Foi tudo o que se esperava de um confronto entre ataques avassaladores e defesas oportunistas. A primeira final da era dos Playoffs foi um show completo, com direito a recorde de audiência e um ótimo e divertido jogo. As chaves para o jogo eram claras para os dois times. Ohio State teria que frear a tempo offense de Oregon de qualquer maneira, além de tentar forçar o máximo terceiras descidas longas. Já Oregon teria que matar o jogo o quanto antes com seus frenéticos drives de menos de 2 minutos, pra abrir vantagem e frear o jogo corrido perigoso de Ohio State. Urban Meyer, que tentava igualar Nick Saban como os únicos técnicos da primeira divisão a vencerem campeonatos com 2 times diferentes, trouxe seu gameplan ajustadíssimo para enfrentar Oregon nas trincheiras. Com uma defesa agressiva conseguiu parar os Ducks consistentemente após o primeiro drive, que resultou em um TD de Oregon, no passe de Marcus Mariota para Keanon Love. À partir daí, a estrela do sophomore RB Ezekiel Elliott brilhou seguidamente contra o fraco front seven de Oregon. Zeke Elliott conseguiu o recorde de jardas corridas em uma final de campeonato (na era BCS), com 246 jardas e 4 TDs. Oregon não conseguia encontrar uma maneira de fugir dos bloqueios da jovem OL de Ohio State e Zeke conseguia controlar o relógio, e principalmente manter tanto Mariota fora de campo quanto a defesa de Oregon o maior tempo possível em campo. O QB Cardale Jones (3 jogos na carreira, 3 títulos: B1G, Sugar Bowl, e National Champion!) também abusou da linha defensiva de Oregon convertendo boas 3ª e 4ª descidas fundamentais em momentos críticos do jogo.

Falando em 3ª descida, Oregon não conseguiu manter o índice de sucessos que tinha nesta situação, e pra piorar, algumas destas conversões estavam nas mãos dos ducks, com alguns drops só explicados pelo nervosismo de uma final. Mariota (333 jardas, 2TDs e 1 INT) apareceu bem em alguns momentos, mas o estilo agressivo da defesa dos Bucks fez com que ele, nem de longe, lembrasse o QB que venceu o Heisman há poucas semanas. Nem mesmo os 4 turnovers de Ohio State foram suficientes para Oregon conseguir colocar pontos no placar (tática que teve muito sucesso contra Florida State no Rose Bowl). No final da partida prevaleceu a defesa e o gameplan montado por Ohio State, que embora tenha cometido alguns erros tanto ofensivos quanto defensivos, conseguiu controlar o relógio e o tempo do jogo. Quando assumiu a dianteira no placar, ficou mais fácil para os Bucks controlarem a partida com as boas corridas de Zeke Elliott e as conversões mágicas de 3ª descida de Cardale "Jamarcus Russel" Jones. Mariota não apareceu como o gamechanger que jogava na temporada regular, e Oregon pagou caro pelos erros ofensivos e pela fragilidade de sua linha defensiva. Como já foi dito, Urban Meyer conquista seu 3º título da NCAA, o primeiro em sua alma mater e iguala Nick Saban. Ohio State chega ao seu 8º título da NCAA, enquanto Oregon segue sem nenhum título. Espero que vocês tenham gostado da cobertura da NCAA neste ano, e que no próximo, todos estejam acompanhando seus times rumo aos playoffs.

P.S.: Sempre que acaba a temporada da NCAA, começa outra muito aguardada: a preparação para o Draft. Aqui no 10 Jardas, vamos trazer os principais prospects da classe de 2015. Vejo vocês na série pré draft!

Comentar

Veja também: