First Down - Semana 01 de 2019

 

Post semanal com aperitivos para apreciarmos na rodada que começa.

 

Rivalidade à Flor da Pele

Green bay Packers @ Chicago Bears

 

Pela comemoração dos 100 anos da liga, dessa vez a rivalidade mais antiga da NFL abrirá o campeonato.

Confronto marcante pela presença de tantas figuras históricas. Do lado de Green Bay, as eras Curly Lambeau (HC) e Vince Lombardi (HC) e os astros Bart Starr (QB) e Brett Favre (QB). Por Chicago,  o donoi/HC George Halas, o inigualável Walter Payton (RB) e a defesa mais famosa de todos os tempos (Bears'85), liderada por Mike Singletary (LB).

No jogo dessa 5ª feira, Aaron Rodgers (QB - Packers) e Cia tentaram furar a defesa mais intimidadora de 2018.

Os Bears tentaram nos mostrar que não deixarão a peteca cair, mesmo sem a presença do ex coordenador Vic Fangio (agora HC Broncos). No ataque, esperam que Mitch Trubisky (QB) continue no processo de evolução.

  • Último jogo: Bears 24 x 17 em Green bay
  • Record nos 5 jogos anteriores: 4 vitórias dos Packers / 1 vitória dos Bears
  • Na história: 96 vitórias dos Packers / 94 vitórias dos Bears / 6 empates

 

 

 

Assunto Quente

Tennessee Titans @ Cleveland Browns

 

Embalados pelo sonho de uma nova era, os Browns precisam iniciar a temporada com o pé direito. Quem sabe os anos de tormento chegaram ao fim?

Para isso, a cabeça precisa estar no lugar certo, ou qualquer tropeço pode tomar proporções volumosas.

Será a estréia de Odell Beckham Jr (WR - ex Giants), uma das reais super-estrelas da liga e a oportunidade de vermos o amadurecimento do combo Baker Mayfield (QB) / Freddie Kitchens (HC), que empolgou a torcida na reta final de 2018.

Para tentar jogar um balde de água fria nesse sofrido povo, os Titans, também animados com a possibilidade de vencer uma de repente fragilizada AFC SOUTH, prometem maior dinamismo no ataque e solidez na defesa. O brasileiro Cairo Santos (K), contratado de última hora, fará sua estréia.

 

 

 

Quarterback no Holofote

Jacoby Brissett (Colts)

 

Tudo que Indianapolis deseja no momento é que o assunto aposentadoria do Andrew Luck (QB) caia logo em hibernação. Para isso, precisam que o novo titular Brissett se firme como tal.

É cedo para enterrar os Colts na disputa por PLAYOFFs. História diz que perder o Quarterback é a maior trombada que um time pode enfrentar na sua estrada, mas como disse recentemente em alguns lugares, coisas estranhas acontecem na NFL. Vale mencionar a recente caminhada dos Eagles ao título com Nick Foles catapultado à frente do ataque e, mais antigo, o então St Louis Rams também sagrando-se campeão num dos times mais laureados desse século, mesmo perdendo seu titular na pré-temporada.

Brissett tem características diferentes de Luck. O quanto do PLAYBOOK Frank Reich (HC) já confiará a ele? Comparando os 2 Quarterbacks, ele tem uma média histórica de 81.6 no QB Rating, enquanto o aposentado 89.5. Verticalidade nos passes é algo a ser observado.

Quem sabe Brissett não se transforma no novo Kurt Warner (QB ex Rams)?

 

 

 

Proteger o Mando de Campo

Baltimore Ravens @ Miami Dolphins

 

Normalmente, a possibilidade de um time jogar em casa o SUPER BOWL é uma questão logo levantada.

Ninguém está prevendo os Dolphins como anfitriões do SB em Miami. Ao contrário, a conversa que permeia por lá é sobre a real vontade do time em vencer jogos esse ano. O famoso TANKING em busca da primeira escolha geral do DRAFT seguinte.

Digo sempre que para jogadores e treinadores essa história não existe. Porém, existe talento suficiente nos Dolphins para um campeonato competitivo? Se protegerem seu mando de campo inicial, a desconfiança começará a amenizar. 

A parada não é fácil. Pelo estilo peculiar de jogar, os Ravens podem ser indigestos.

 

 

MATCHUP Imperdível

Tyreek Hill (WR - Chiefs) x Jalen Ramsey (CB - Jaguars)

 

Doug Marrone (HC - Jaguars) anunciou que seu bocudo Cornerback seguirá os passos do ultra velocista Hill por todo o campo, independente do alinhamento.

Ramsey é um dos raros CBs com talento para executar a marcação Homem-a-Homem contra os melhores recebedores da liga, sem deixar seu HC com insônia na noite anterior. Porém Hill é um espécime diferente pelo constante perigo de bater a cobertura para um TD de longas jardas.

Ramsey irá usar de fisicalidade na Linha de Scrimmage ou recuar para aguardar os passos iniciais do adversário? Andy Reid (HC - Chiefs) moverá Hill pelo campo, em diferentes alinhamentos, ou focará nas rotas externas verticais?

Estourem as pipocas!

 

 

Joga ou não Joga?

Jadeveon Clowney (DE - Seahawks) / Ziggy Ansah (DE - Seahawks)

 

A nova dupla de pass rush de Seattle pode ou não estar em campo na estréia do time.

Clowney foi contratado no fim de semana passado, sendo que não havia treinado ainda no seu antigo time Houston. Sabiam da condição médica de Ansah mesmo antes de assinarem com o jogador que cansou a paciência dos Lions.

Talvez a descrença numa temporada completa de Ansah tenha influenciado na decisão de buscar o ex astro dos Texans. Será que ele conseguirá ter algum destaque em 2019?

Ano passado, vimos Khalil Mack (DE) ser usado pelos Bears, na estréia, em situação parecida com Clowney. Sua contagem de SNAPs foi limitada, porém de pronto mostrou a razão de toda sua fama.

 

Comentar

Veja também: