As Defesas 2015 - Texans / Titans
Houston Texans
Esquema: 3 × 4 Coordenador defensivo: Romeo Crennel (ex HC dos Chiefs e Browns) Performance em 2014:
- pontos permitidos – 19.2 por partida (7ª da NFL)
- jardas permitidas – 348.2 por partida (16ª da NFL)
- contra o jogo aéreo – 243.1 por partida (21ª da NFL)
- contra o jogo de corridas – 105.1 por partida (10ª da NFL)
- turnovers conquistados – total de 34 (1ª da NFL)
- sacks – total de 38 (19ª da NFL)
- tentativas de 3º Down convertidas – 33.9% (3ª da NFL)
Performance em 2013:
- pontos permitidos – 26.8 por partida (empatados com os Packers – 24ª da NFL)
- jardas permitidas – 317.6 por partida (7ª da NFL)
- contra o jogo aéreo – 195.2 por partida (3ª da NFL)
- contra o jogo de corridas – 122.4 por partida (23ª da NFL)
- turnovers conquistados – total de 11 (32ª da NFL)
- sacks – total de 32 (empatado com os Falcons – 29ª da NFL)
- tentativas de 3º Down convertidas – 34.6% (8ª da NFL)
Independente de números, a defesa dos Texans tem um apelo à parte. JJ Watt (DE) o melhor jogador de toda a liga é garantia de espetáculo sempre que entra em campo! Apesar da comissão técnica estreante usar a mesma base defensiva (3 x 4) que a anterior, eles a utilizam com conceitos diferentes. Uma prioridade era solidificar o combate ao jogo de corridas, antes vulnerável pelo elevado uso de formações DIME. Isto alcançaram. A cobertura defensiva sofreu um pouco com as mudanças, irregularidade de certos jogadores chaves, como Jonathan Joseph (CB) e DJ Swearinger (S), contusões, e um PASS RUSH ultra-dependente de Watt. A esperança nesse sentido era o calouro Jadeveon Clowney (DE), 1ª escolha geral do DRAFT 2014. No entanto, contusões o tiraram e quase toda a temporada, ameaçando até mesmo o prosseguimento da carreira. Vale mencionar a 1ª colocação no ranking de TURNOVERS conquistados. Mostra oportunismo, porém envolve também boa dose de sorte. Não é algo que pode-se projetar de ano para ano.
Movimentações:
Ainda buscando as peças certas para o que a comissão técnica precisa em sua filosofia de jogo, os Texans buscaram um veterano que conhece bem este sistema: Vince Wilfork (DT - ex Patriots), trabalhou com Romeo Crennel (coordenador defensivo) por anos. Uma nova dupla de Safeties também estará em campo. Rahim Moore (ex Broncos) e Stevie Brown (S - ex Giants) tiveram altos e baixos na carreira, mas podem maturar em Houston e consolidarem-se ao lado de Cornerbacks experientes. Eles substituem os dispensados Swearinger e Kendrick Lewis. A defesa foi foco prioritário no DRAFT 2015, com as escolhas de 1º e 2º round em Kevin Johnson (CB) e Benardrick McKinney (LB) respectivamente. Ambos devem contribuir já nesse ano. Johnson já possui um bom entendimento tático e McKinney deve ser utilizado como PASS RUSHER, sua melhor característica. Claro que o principal reforço seria na verdade um Clowney saudável. Não custa sonhar!
Destaques 2014:
- JJ Watt – DE
- Johnathan Joseph – CB
- Brian Cushing - ILB
- Kareem Jackson - CB
Tennessee Titans
Esquema: 3 × 4 Coordenador defensivo: Ray Horton (ex coordenador dos Browns e Cardinals) Performance em 2014:
- pontos permitidos – 27.4 por partida (empatados com os Redskins - 29ª da NFL)
- jardas permitidas – 373.0 por partida (27ª da NFL)
- contra o jogo aéreo – 235.8 por partida (15ª da NFL)
- contra o jogo de corridas – 137.2 por partida (31ª da NFL)
- turnovers conquistados – total de 16 (29ª da NFL)
- sacks – total de 39 (empatado com os Bears e Dolphins – 16ª da NFL)
- tentativas de 3º Down convertidas – 41.4% (19ª da NFL)
Performance em 2013:
- pontos permitidos – 23.8 por partida (16ª da NFL)
- jardas permitidas – 337.9 por partida (14ª da NFL)
- contra o jogo aéreo – 225.8 por partida (11ª da NFL)
- contra o jogo de corridas – 112.2 por partida (20ª da NFL)
- turnovers conquistados – total de 25 (18ª da NFL)
- sacks – total de 39 (empatado com Panthers – 9ª da NFL)
- tentativas de 3º Down convertidas – 34.3% (7ª da NFL)
Não foi fácil o 1º ano de Ray Horton como coordenador defensivo em Tennessee. Assim como em outras passagens de sua carreira, o combate ao jogo de corridas ficou bastante debilitado. Dessa vez no entanto a cobertura defensiva não compensou o problema. Para auxiliá-lo (ou chefiá-lo?) os Titans importaram o venerável Dick LeBeau, por tantos anos coordenador em Pittsburgh, onde tinha Horton como assistente. O espírito continuará o mesmo, com ênfase nas ZONE BLITZES e disfarces na cobertura defensiva. Mas creio que terão uma maior disciplina de GAPs, para evitar o desastre do ano passado.
Movimentações:
Aos poucos, o elenco que tem em Jurrell Casey (DT) como uma das estrelas menos badaladas da liga, vem sendo encorpado. Brian Orakpo teve uma temporada encurtada por contusão, então desvalorizou-se no mercado. Oportunidade para os Titans adicionar um PASS RUSHER, que quando bem fisicamente, é capaz de boas performances. Para a linha secundária, buscaram dois jogadores emergentes, que jogaram bem em 2014: Da'Norris Searcy (S - ex Bills) e Perrish Cox (CB - ex 49ers). Depois de criticar o direcionamento da organização, o veterano Bernard Pollard (S) foi dispensado. Entre as demais baixas está o agora aposentado Kamerion Wembley (OLB). A defesa não foi prioridade no DRAFT 2015, onde apenas no 4º round selecionaram um jogador para o núcleo: Angelo Balckson (DT).
Destaques 2014:
- Jurrell Casey - DT
- Jason McCourty – CB
- Derrick Morgan – DE
- Wesley Woodyard – LB
Comentar