Coluna Tackles - relaxada quanto a regra das comemorações?

Como vocês virama aqui no 10 Jardas, e em vários outros sites, Roger Goodell mandou uma carta para todos nós, informando que a NFL vai dar uma relaxada nas regras quanto as comemorações de touchdowns. Como vocês também sabem, esses últimos anos muito tem se discutido quanto as medidas absurdas que a liga vem tomando para diminuir a diversão, e muitas vezes elas apareceram aqui na Coluna Tackles, já que eu gosto bastante de reclamar sobre elas.

Essas regras ficaram tão chatas que a NFL começou a ser chamada de No Fun League, e o argumento para tornar elas parte do jogo era sempre mesmo: deixar a partida mais rápida sem perda de tempo com coisas desnecessárias, valorizar o fair play entre os jogadores e dar um bom exemplo as crianças que praticam o esporte. E agora a NFL vai lá, volta atrás e diz que vai permitir um pouco de diversão.

Quando fiz o post sobre essa notícia disse que era muito cedo para reclamar, mas isso foi mentira. Está na hora certa para reclamar.

A primeira dessas reclamações é que a NFL está querendo ganhar crédito por arrumar uma cagada que ela começou. Sem dúvida é ótimo corrigir erros, porém ela está fazendo mais do que isso. Parece que antes dessa carta do comissário, as comemorações não existiam, e agora que ele permitiu algumas delas, a diversão vai voltar aos campos, por causa deles. Se a NFL não tivesse feito essas regras idiotas, sem dúvida os jogadores e nós, os torcedores, não estaríamos preocupados com isso, nós provavelmente não lembraríamos disso.

Parabéns, primeiro erro arrumado, mas vocês foram culpados por isso, então fizeram o mínimo.

O segundo problema dessa carta é que ela passa a impressão de tratar a gente como idiotas. A forma que ela é escrita parece que nós não estamos assistindo aos jogos e não sabemos o que acontece. Todos viram flanelas sendo jogadas em algumas situações e em outras não. Todos viram a liga multar jogadores por comemorar um touchdown. Isso ser comunicado em uma carta também é uma forma de fazer a gente de idiota. Parece mais pessoal do que realmente é, parece uma tentativa de aproximação de Roger Goodell com o público da NFL, que em sua grande maioria, odeia o comissário.

A carta parece esquecer tudo isso, mas as coisas sempre podem piorar muito, como vou mostrar com o terceiro problema: o guia para extravasar emoções. A carta escreve isso aqui:

"Hoje, estamos ansiosos para falar sobre outra mudança que chega depois de conversar com mais de 80 jogadores e ex-jogadores: estamos relaxando nossas regras quanto as celebrações para permitir aos jogadores mais espaço quando acontecer uma grande jogada. Sabemos que vocês amam as demonstrações de emoção que vem de forma espontânea depois de um touchdown espetacular".

Ótimo, mas logo depois de escrever isso, a carta apresenta GIFs das comemorações que voltaram a ser permitidas - usar a bola, usar o chão e comemorar em grupo. Primeiro ela da destaque as comemorações espontâneas, mas depois ela coloca limitações ao que você pode fazer. Isso não parece muito espontâneo.

"Vocês (jogadores) podem extravasar a emoção, mas tem que ser desses 3 jeitos aqui que nós permitimos hein, caso contrário é flanela e multa. Parece piada, mas não é".

A carta termina se explicando por essa piada e os motivos que levaram a manter algumas comemorações ilegais, como bom exemplo aos mais jovens e fair play entre os jogadores. Todos nós já sabemos também que a NFL adora servir de exemplo, então isso seria mencionado sem nenhuma dúvida.

Se eu fosse comissário da liga escreveria algo bem mais simples, como:

"Não falamos com mais de 80 jogadores e ex-jogadores e apenas percebemos nossos erros e exageros ao ficar punindo comemorações. Por causa disso, criamos toda essa discussão desnecessária. Nós acompanhamos o que acontece no mundo e o que as pessoas falam sobre a NFL, e não queremos mais ser a No Fun League. As comemorações estão permitidas (sem guia para mostrar as comemorações que podem ser feitas), mas esperamos um mínimo de bom senso dos jogadores, só não façam isso aqui, por favor (foi engraçado na época, mas a parte do tiro na perna poderia ter dado uma briga com os jogadores dos Jets, a parte do avião caindo continua valendo):

Update.

Parece mentira, mas há pessoas no mundo que não gostaram dessa relaxada que a NFL deu nas regras quanto as comemorações, e sou obrigado a falar mais um pouco sobre isso.

Marvin Lewis, técnico do Cincinnati Bengals (como estou feliz por não gostar 'muito' desse time), falou isso aqui sobre a carta de Goodell (não é mentira, juro):

"Não sou a favor disso (da relaxada). Nós possuíamos um bom padrão, e esse padrão sempre foi querer ensinar as pessoas como jogar o jogo da forma correta (ISSO NÃO PODE SER VERDADE), e isso não é um bom exemplo para as pessoas jovens (SEMPRE OS JOVENS E AS CRIANÇAS. SEMPRE). As regras mudaram por uma razão, e achava que o resultado tinha sido bom. Novamente, esse é um esporte coletivo, e... não entendo os motivos para ceder as comemorações individuais".

Não se preocupe Lewis, as comemorações coletivas estão liberadas também, então esse ponto do seu argumento já foi rebatido.

É impossível levar isso a sério, certo? Essa piada só aumenta conforme coisas desse tipo aparecem por aí. E para piorar, esse é o mesmo cara que treina Adam "Pacman" Jones, e Vontaze Burfict, grandes exemplos de jogadores, e o mesmo cara que treinou Chad "Ochocinco" Johnson (excelentes comemorações, bem criativas e engraçadas) e Terrell Owens.

A declaração parece ainda mais piada que a carta. Em 2015 escrevi essa abertura aqui para a Coluna Tackles, e reparem bem como os argumentos se repetem no caso do baseball e neste aqui. Como vocês podem ver, está abertura continua bem atual e combina perfeitamente com as palavras de Lewis e os motivos que ele acredita ser errado liberar as comemorações (hahahaha para quem torce pros Bengals no momento e tem ele como treinador, que chatão). 

Gostaria muito de saber quais os motivos que os JOVENS e as CRIANÇAS sempre sao citados quando esses argumentos absurdos são usados, e por que eles precisam ser protegidos de um jogador usando a bola de futebol americano para celebrar ou alguns deles se juntando e demonstrando emoções. QUE COISA NOCIVA AOS NOSSOS JOVENS E AS NOSSAS CRIANÇAS QUE ESTÃO COMEÇANDO NO ESPORTE. Podem reparar, TODA vez eles são invocados para justificar uma posição idiota e que quase ninguém concorda.

Comentários

Rapaz, parece que todo o ódio com o Goodell pelo tempo fora foi se acumulando. Voltou soltando os cachorros.
Mas concordo que a carta é tipo filme de holywood que acha que todo telespectador é idiota e precisa explicar tudo nos mínimos detalhes.
É só dizer que não pode comemorações ofensivas, de conotações sexuais e se pendurar no goal post.

Foto de kanguru

Eu fiquei feliz com a medida, acho que era o minimo que a NFL podia fazer depois de tudo isso, mas essa carta e as limitações foram idiotas e elas subestimam nossa inteligência.
Merecia a soltada de cachorro. Mesmo quando a NFL faz uma coisa boa ela tem esse ar "estranho e robótico".

Comentar

Veja também: