Boletim Médico - O que é uma “hamstring injury”

  Não é incomum nos depararmos com essa expressão nas reportagens e tuítes, mas o que significa essa expressão que não apresenta uma tradução padrão?

  Bem, em primeiro lugar hamstring literalmente significa um verbo que, em português pode ser vertido por jarretar (adiante explicaremos a história por trás desse verbo) e, na anatomia refere-se a um grupo de três músculos que, em português conhecemos como “músculos do jarrete”, são eles: bíceps femoral (ou bíceps da coxa), semitendíneo e semimembranoso. Esses músculos são localizados na parte póstero-lateral da coxa, isto é, atrás do joelho e lateral a ele. Esses músculos tem sua origem no quadril e vão se inserir nos dois ossos da perna – o semitendíneo e semimembranoso na tíbia e o bíceps femoral, na fíbula (o tendão pode ser sentido tocando a parte de trás e de fora do joelho). A ação desses músculos envolve estender o quadril, rodar e fletir o joelho. Nos atletas, esse grupamento muscular é muito utilizado nos movimentos de arrancada e explosão e sua lesão pode variar em grau, intensidade e tempo de recuperação e costumam voltar a ocorrer outras vezes.

LeSEAN McCOY SUFFERS A RIGHT HAMSTRING INJURY

A explicação de o porquê dessas lesões é controversa e envolve teorias sobre falta de alongamento, flexibilidade, desequilíbrio muscular e, sobretudo, a falta de aquecimento adequado. Com respeito à terminologia, existe uma consideração a ser  feita. Quando a expressão hamstring estiver acompanhada do adjetivo strain, certamente está referindo-se a parte muscular desse grupo. Se não houver, a lesão é mais inespecífica e pode envolver muitas vezes o tendão desses músculos. A história por trás da origem do nome jarrete nesses músculos envolve uma antiga, mas comum, prática nas guerras ocorridas nas eras antes de Cristo. Os soldados cortavam os tendões e nervos dos músculos da curva da perna dos cavalos, tornando-os incapazes de andar e, portanto, enfraquecendo o exército inimigo.   escrito por: Pablo Oliveira – Médico e professor de medicina (twitter: @MedicFA) site: Lesões no Futebol Americano   Não deixe de ouvir o episódio especial do 10 Jardas no Ar sobre Lesões no Futebol Americano:

   

Comentar

Veja também: