Alvos do Draft 2018 – Safeties

 

Com a maior ênfase dos ataques no jogo aéreo, e surgimento de Tight Ends super atléticos, a demanda por Safeties mudou na NFL.

Antes, cada time tinha suas duplas de Safeties com funções claras. Um dava o suporte contra o jogo de corridas (STRONG SAFETY), enquanto o outro servia de “líbero” na cobertura aos recebedores (FREE SAFETY). Agora, eles têm que se desdobrar nas funções de cobertura e aproximação para o combate ao jogo de corridas. Velocidade é a chave para serem draftados cedo. 

Em média 2 Safeties são draftados no 1º round.  

clique aqui para toda a série DRAFT 2018

 

TOP 6

 

1) Derwin James (Florida St)

Este é um Safety completo. Capaz de suporte ao jogo de corridas, aparecer como elemento surpresa em BLITZ e executar as funções de cobertura tanto em zona como Homem-a-Homem.

Tem boa movimentação e técnica de tackling. Precisa ganhar maior entendimento tático, talvez consequência da pouca rodagem, já que perdeu a temporada 2016 por lesão no joelho.

Veja seus Highlights: 

 

2) Minkah Fitzpatrick (Alabama

Coloquei-o entre os Safeties pois acho que no decorrer da careira será a posição em que se estabelecerá. Porém inicialmente não tenho dúvida que será colocado como Cornerback, seja externo ou no SLOT. Se cair nas mãos de um coordenador defensivo criativo, pode ter interessante impacto imediato.

Possui bom tamanho, velocidade e entendimento do jogo. Por enquanto, funciona melhor próximo à Linha de Scrimmage. Mostra fisicalidade, mas precisa melhorar em tackling no campo aberto.

Veja seus Highlights: 

 

3) Terrell Edmunds (Virginia Tech)

Esbanja fisicalidade e tem boa velocidade para seu (maior) tamanho. Aproxima-se bem rápido das jogadas, apesar de às vezes falhar no tackle.

Pode ser uma boa opção para marcação Homem-a-Homem a Tight Ends.

Veja seus Highlights: 

 

4) Jessie Bates III (Wake Forest)

Oportunista e possui boa velocidade. Precisaria ganhar um pouco de massa muscular para ser mais efetivo no suporte ao combate das corridas. 

Muitos analistas o projetam como Safety do fundo do campo, mas não vi uma aproximação do lance tão rápida. Acho que se adaptará melhor ao esquema de zona COVER-2 ou COVER-4.

Veja seus Highlights: 

 

5) Quin Blanding (Virginia)

Jogador de interessantes características para os (muitos) times que atuam em COVER-4 como base da cobertura pelo bom tamanho e capacidade de tackling.

Se tivesse maior velocidade estaria perto do topo desse draft.

Veja seus Highlights:

 

6) Natrell Jamerson (Wisconsin)

Falta-lhe bastante refinamento técnico e tático para se tornar um Safety titular na NFL, porém é oportunista, físico e pode se destacar nas unidades de Special Teams.

Veja seus Highlights:

 

  

O Coringa

 

Justin Reid (Stanford)

Não tenho dúvida que por avaliação de talento Reid sairia no 1º round desse draft.

Tem bom tamanho, agilidade, versatilidade na cobertura, é oportunista e agressivo (às vezes até demais).

O quanto a implicância da NFL com seu irmão Eric Reid (S - ex 49ers) devido aos protestos visando maior justiça racial, podem influenciar sua escolha?

Veja seus Highlights: 

 

 

Evitaria Escolher

 

Ronnie Harrison (Alabama)

Vivemos uma era onde Safeties mais apropriados em ajudar no combate ao jogo de corridas (por limitações atléticas para a cobertura) precisam ser híper produtivos para levarem alta consideração no draft.

Apesar da boa disposição, tamanho e velocidade adequada, Harrison falha muito nos tackles para ser um prospecto assim.

Veja seus Highlights:

 

 

Merece Atenção

 

Armani Watts (Texas A&M)

Jogador oportunista, bem ativo em campo e mostra boa aceleração para chegar na área do lance.

Tenho visto muita gente projetando-o como um Safety para jogar no fundo do campo, influenciados pela pequena estatura. Acho que pode se destacar mesmo dessa forma.

Também tem agilidade o suficiente para também marcar Homem-a-Homem os recebedores alinhados no SLOT.

Veja seus Highlights:

 

 

Alternativas

 

Jordan Whitehead (Pitt) – Um tanto baixo, mas bem ativo. Capaz de marcar individualmente recebedores do SLOT.

Jeremy Reaves (South Alabama) – Vem de universidade de menor nível competitivo, mas mostra ser instintivo na cobertura defensiva.  

Kyle Queiro (Northwestern) – Oportunista e com fisicalidade o bastante para atuar numa função híbrida de Linebacker.

 

 

Tiro no Escuro

 

Travon Blanchard (Texas A&M Commerce)

Atleta que se transferiu de Baylor para um minúscula universidade (em termos do esporte). Mostra boa fisicalidade e aptidão para marcar Tight Ends ou Running backs individualmente e também se apresentar como elemento surpresa em BLITZES.

Veja seus Highlights:

 

 

Outras Opções

 

Kyzir White (West Virginia), DeShon Elliott (Texas), Godwin Igwebuike (Northwestern), Trayvon Henderson (Hawaii), Afolabi Laguda (Colorado), Marcus Allen (Penn St), Tarvarius Moore (So Miss), Damon Webb (Ohio St), Troy Apke (Penn St), Stephen Roberts (Auburn), Sean Chandler (Temple), Chris Cooper (Stony Brook), Steven Parker (Oklahoma) e Cole Reyes (North Dakota)    

 

Comentários

JP, vc foi um dos poucos que vi colocar o James a frente do Fitzpatrick, tem como explicar melhor?
Outra, perguntei pro pessoal do On The Clock como eles rankeariam esses 2 S e o Jamal Adams, como prospectos pro draft. Onde encaixaria o Adams?

Vou falar sobre isso no programa dessa semana. James é um Safety de fato. bem talentoso. mais atlético que Adams, mas um pouco menos físico. A separação pode estar nos "intangibles" e histórico médico, entao colocaria Adams um tico na frente.

Sobre Fitzpatrick, o grosso de seus Snaps foi como Cornerback do Slot. Acho que se tornará um baita Safety, mas a curva é mais extensa.

Comentar

Veja também: