Alvos do Draft 2018 – CB

 

Cornerback é uma posição especial, em que a combinação de instinto e técnica tem que estar equilibrada com a capacidade física, quando avaliamos os candidatos ao Draft.

Para marcar um Wide Receiver alto e forte é necessário um CB de tamanho aproximado. Um WR veloz precisa ser acompanhado por um CB também veloz, ou ele vai ser deixado para trás em rotas longas. Em certos esquemas como o TAMPA-2, os CBs precisam ter a técnica de TACKLE bem apurada para conter o jogo de corridas nas diagonais da zona de ação entre as linhas ofensivas e defensivas. 

Em média 4 Cornerbacks são draftados no primeiro round de cada Draft.  

clique aqui para toda a série DRAFT 2018

 

 

TOP 6

 

1) Isaiah Oliver (Colorado

Na minha perspectiva, o maior valor em DRAFT nesta posição está no atleta capaz de marcar Homem-a-Homem o melhor recebedor do time adversário. Oliver é o que mais me deixaria confortável do grupo de Cornerbacks 2018.

Tem ótimo tamanho, bom atleticismo (competiu também no decathlon) e instintos para a posição.

Mostra fisicalidade em momentos esporádicos e precisa melhorar no tackling para ser um CB completo.

Veja seus Highlights: 

 

2) Denzel Ward (Ohio St)

Talvez seja o Cornerback mais talentoso desse ano, pela velocidade e agilidade.

Não vi a fisicalidade desejada para compensar a menor estatura e poder atuar também do lado externo dependendo da formação adversária. No começo deverá estar limitado a defender os recebedores do SLOT em Homem-a-Homem, já que precisa adaptar-se melhor aos conceitos da cobertura por zona.

Veja seus Highlights: 

 

3) Mike Hughes (UCF

Tomou de assalto os olhos de quem assistia o campeonato universitário ano passado, seu único de fato na competição, pois passara um tempo de exílio em Jr. college após ser expulso de North Carolina por questões extra-campo.

Mostrou agilidade, fisicalidade e oportunismo. Falta-lhe refinamento técnico, mas se tivesse 2 polegadas a mais de altura deveria ser o 1º CB selecionado esse ano.

O plus está em special teams onde é um eletrizante retornador de chutes.

Veja seus Highlights: 

 

4) Jaire Alexander (Louisville

Tem tamanho adequado para a posição, mas muitos o projetam como defensor do SLOT

Bastante atlético e instintivo, consegue "colar" no recebedor adversário em perder a atenção à trajetória da bola.

Talvez pelo histórico de lesões evite certos contatos físicos...

Veja seus Highlights: 

 

5) Carlton Davis (Auburn)

Ótimo tamanho, fisicalidade e adequada velocidade. É o melhor do grupo mais comentado no suporte ao jogo de corridas. Pode atuar tanto em zona como em marcação Homem-a-Homem.

Precisa limpar certas inconsistências, em especial defendendo as rotas longas.

Veja seus Highlights: 

 

6) Donte Jackson (LSU)

Um dos mais velozes desse ano, porém isso não se traduz 100% em campo, já que tem poucas interceptações na carreira.

Talvez tenha que iniciar como defensor do SLOT (onde tem alguma experiência) por ser fraco no suporte ao jogo de corridas e não saber usar as linhas laterais como vantagem na marcação individual externa.

Veja seus Highlights: 

 

 

O Coringa

 

Josh Jackson (Iowa)

Jogador bem interessante pelo oportunismo (ex Wide receiver) em interceptar bolas e tamanho. 

Como não tem a velocidade ideal para jogar exclusivamente em marcação Homem-a-Homem, precisará cair num time com ideal esquema de zona. O quanto vale atualmente um Cornerback assim?

Veja seus Highlights: 

 

 

Evitaria Escolher

 

Holton Hill (Texas)

Alto, versátil e bom no suporte ao jogo de corridas. Isso talvez o garanta um emprego de Safety no futuro.

Pois como Cornerback, precisa alinhar muito afastado da Linha de Scrimmage para compensar a falta de atleticismo. Ainda assim permite separações de recebedores num ratio maior que o desejado.

Veja seus Highlights: 

 

 

Merece Atenção

 

Dane Cruikshank (Arizona)

Por aparentar possuir características mais apropriadas, Cruikshank será testado num caminho oposto ao natural da linha secundária: de Safety para Cornerback. Posição esta que atuou no passado de forma inconsistente.

Porém a combinação de tamanho / velocidade é tentadora demais para a NFL. Tem atleticismo para marcar individualmente até Tight ends.

Fico curioso para acompanhar seu caminho. Pode ser até que se transforme num jogador híbrido.

Veja seus Highlights:

 

 

Alternativas

 

Anthony Averett (Alabama) – Avançado tecnicamente e possui boa combinação tamanho / velocidade.  

Tarvarus McFadden (Florida St) – Alto e instintivo, mas sem a velocidade ideal.

Duke Dawson (Florida) – Tem as qualidade ideais para atua na marcação do SLOT

Rashaan Gaulden (Tennessee) – Outro que tentará migrar de Safety para Cornerback

 

 

Tiro no Escuro

 

Tremon Smith (Central Arkansas)

Candidato vindo de universidade que disputa um menor nível competitivo, mas se destacou pelos instintos, boa agilidade, participação em special teams e fisicalidade. Mas claro, precisa de refinamento técnico.

Veja seus Highlights: 

 

 

Outras Opções

 

MJ Stewart (North Carolina), Parry Nickerson (Tulane), Isaac Yiadom (Boston College), Darius Phillips (Western Michigan), Quenton Meeks (Stanford), JC Jackson (Maryland), Kevin Toliver (LSU), Nick Nelson (Wisconsin), Michael Joseph (Dubuque), DJ Reed  (Kansas St), Tony Brown (Alabama), Davontae Harris (Illinois St), Taron Johnson (Weber St), Kameron Kelly (San Diego St), Levi Wallace (Alabama), Avonte Maddox (Pitt), Michael Ford (SE Miss), D'Montre Wade (Murray St), Siran Neal  (Jacksonville St), Brandon Facyson (Virginia Tech), Devron Davis (USTA), Danny Johnson (Southern), Jamarcus King (South Carolina), Rashard Fant (Indiana), Linden Stephens (Cincinnati), Trey Johnson (Villanova), Arrion Springs (Oregon), Deatrick Nichols (South Florida) e Darious Williams (UAB)  

 

Comentar

Veja também: