Alvos do Draft 2014 - S

 

Com a maior ênfase dos ataques no jogo aéreo, e surgimento de Tight Ends super atléticos, a demanda por Safeties mudou na NFL.

Antes, cada time tinha suas duplas de Safeties com funções claras. Um dava o suporte contra o jogo de corridas (STRONG SAFETY), enquanto o outro servia de “líbero” na cobertura aos Wide Receivers (FREE SAFETY).

Agora, eles têm que se desdobrar nas funções de cobertura e aproximação para o combate ao jogo de corridas, e velocidade é a chave para serem draftados cedo.

Em média 2 Safeties são draftados no 1º round.

.

TOP 6

1) Deone Buchanon (Washington St)

Coloquei Buchanon como 1º desse ranking por um motivo forte, acredito ser o candidato a Safety com maior capacidade de marcar homem-a-homem os principais Tight Ends da NFL

Alto e atlético já demonstrou esse potencial, até mais evidente do que quando colocado em cobertura por zona.

Também se destaca no combate ao jogo de corridas. Chega rápido aos GAPs e tem boa leitura da jogada. Precisa melhorar no fundamento TACKLE (como a maioria absoluta dos outros candidatos).

A cereja no bolo: oportunista, tem várias interceptações em sua carreira universitária.

Veja seus Highlights:

.

2) Ha Ha Clinton-Dix (Alabama)

Safety de excelente velocidade, capaz de ser utilizado como um líbero no centro do campo.

Pode ter alguma dificuldade se designado para marcar homem-a-homem os Tight Ends adversários, mas em contra-partida deve se destacar quando fizer isso contra Wide Receivers no SLOT.

Recentemente alguns jogadores vindos da linha secundária de Alabama tem demorado para se acostumar ao estilo NFL, e isso pode ser um problema na cabeça dos General Managers.

Veja seus Highlights:

.

3) Calvin Pryor (Louisville)

Quando fui assistir ao Bowl Game entre Louisville e Miami, um jogador me saltou aos olhos: Calvin Pryor.

Seu estilo agressivo é facilmente reconhecido em campo. Aguerrido, está sempre próximo a bola, chegando com rapidez nas jogadas.

Tive a impressão de ser mais alto do que o medido no COMBINE, assim como a velocidade lá apresentada foi inferior a esperada. Não é exatamente um problema, pois em campo ele atua na "marcha" certa.

No entanto, ao me aprofundar nos videos de suas partidas, enxerguei um Safety que peca pela indisciplina tática, pego pelos adversários mais vezes do que se gostaria fora de posição.

Característico de jogadores que confiam mais no instinto do que na leitura das jogadas ou orientação dos treinadores. Instinto é excelente na NFL, mas precisa ser contra balanceado com entendimento do jogo.

Veja seus Highlights:

.

4) Jimmie Ward (Northern Illinois)

Jogador de boas qualidades, Ward tem na versatilidade sua maior arma. Poderá atuar tanto como um FREE SAFETY mais recuado, como num sistema por zona ou defendendo homem-a-homem o Wide Receiver do SLOT.

Bom, mas não excelente no fundamento TACKLE, precisa evoluir no combate ao jogo de corridas.

Veja seus Highlights:

 

5) Terrence Brooks (Florida St)

Outra boa opção para atuar como líbero no fundo do campo.

Tem boa velocidade e noção de cobertura, pois iniciou sua carreira universitária como Cornerback.

Veja seus Highlights:

.

6) Dez Southward (Wisconsin)

Atleticamente superior a maioria dos outros candidatos a Safety desse Draft, Southward pode ser usado tanto em zonas como na marcação aos Tight Ends adversários.

Ainda precisa se desenvolver taticamente, em especial na leitura de jogadas. Talvez por isso suas estatísticas não tenham tanto destaque nessa fase pré-draft, mas o potencial para se tornar um titular da posição existe.

Outra preocupação é quanto a parte médica. Apesar de não ter desfalcado seu time nenhuma vez, ficou impossibilitado de participar do COMBINE por uma suposta fratura numa vértebra. Seu médico contestou esse diagnóstico mas a dúvida sobre sua real condição está no ar.

Veja seus Highlights:

.

O Coringa

Lamarcus Joyner (Florida St)

Falta a Lamarcus Joyner a altura que se espera de um Safety. Apenas isso, de resto ele tem todas as qualidades para se tornar um excelente defensor.

Ano passado o Arizona Cardinals selecionou no 3º round Tyrann Mathieu, jogador de características parecidas a Joyner, porém com um histórico de confusões extra-campo. Rapidamente Mathieu foi escalado entre os titulares numa função mista entre Saferty e Cornerback.

Quando o adversário tinha 3 Wide Receivers em campo ele era o responsável por marcar esse recebedor, alinhado no SLOT.

Acredito que Joyner poderá ser utilizado em função semelhante no time que o selecionar, aproveitando sua experiência como Cornerback, excelente leitura do jogo e oportunismo.

Veja seus Highlights:

.

Evitaria Escolher

Dion Bailey (USC)

Sem o tamanho certo para atuar como Linebacker, Bailey transformou-se em Safety no seu último ano por USC.

Aparentemente essa transição não está suave. pego fora de posição algumas vezes, não conseguiu corrigir por falta de agilidade.

Talvez consiga se ajustar às novas resposabilidades, mas será que o time que o selecionar terá paciência?

Precisará também trabalhar o fundamento TACKLE, especialmente em campo aberto, fora da linha de Scrimmage.

.

Alternativas

Ed Reynolds (Stanford) – Bom potencial mas precisa vencer a desconfiança dos scouts. Com mais polimento técnico pode se tornar titular do time que o selecionar.

Ahmad Dixon (Baylor) – Eficiente contra o jogo de corridas, precisará compensar a pouca velocidade linear na cobertura defensiva.

Vinnie Sunseri (Alabama) – Era o capitão da defesa de Alabama até se contundir. Experiência compensa a falta de atleticismo.

.

Merece Atenção

Craig Loston (LSU)

Se tivesse apresentado uma velocidade linear melhor no COMBINE, Loston estaria no grupo de elite desse Draft entre os Safeties.

Em campo sua produção não foi muito diferente de Eric Reid, seu ex-companheiro de LSU, selecionado no 1º round do ano passado. Os tamanhos também são similares.

Outro que precisa melhorar no fundamento TACKLE, onde nem sempre a agressividade se traduz em eficiência.

Veja seus Highlights:

.

Outras Opções

Jamea Thomas (Georgia Tech), Brock Vereen (Minnesota), Kenny Ladler (Vanderbilt), Marqueston Huff (Wyoming), Tre Boston (North Carolina), Isaiah Lewis (Michigan St), Jonathan Dowling (Western Kentucky), Dan Sorenson (BYU), CJ Barnett (Ohio St), Jeremy Deering (Rutgers), Rob Henry (Purdue), Mo Alexander (Utah St), BooBoo Gates (Bowling Green), Alden Darby (Arizona St)

 

Comentar

Veja também: