Alvos do Draft 2014 - OT

 

Uma das posições mais valorizadas do Draft, os Offensive Tackles ajudam a proteger o maior investimento do time, o Quarterback.

Os OTs são normalmente os jogadores da linha ofensiva com a melhor combinação tamanho / agilidade. Por isso eles são posicionados nas extremidades do Pocket, e enfrentam diretamente os Defensive Ends ou Linebackers externos que buscam pressionar o Quarterback.

Dentre os candidatos a OT, os mais ágeis são projetados para jogar no lado esquerdo da linha ofensiva, ficando responsáveis por proteger o “lado cego” dos QBs (Blind Side). Esses são os atletas mais valorizados.

Um fator físico cada vez mais valorizado pelos Scouts: comprimento do braço. Braços longos ajudam no reposicionamento do bloqueio, e os times procuram jogadores com um mínimo de 34 polegadas (Aprox. 86 cms) de braço nessa posição.

Normalmente entre 4 Offensive Tackles são draftados no primeiro round. 2008 foi uma exceção com 8 jogadores selecionados, e no outro ponto da curva, em 2012 somente 2.

Ano passado eles dominaram o TOP 5 do Draft, somando 6 jogadores no 1º round.

 

TOP 6

1) Greg Robinson (Auburn) – Comprimento do braço: 35 polegadas

Dono de um físico absurdo, Robinson preenche todas as características para se tornar um Left Tackle de elite.

Tem ótima agilidade, experiência em jogar no esquema por ZONE BLOCKING e força para dominar no MAN BLOCKING.

Robinson se consolidou nesse Draft ao brilhar na final do campeonato universitário. Apesar da derrota de Auburn, ele foi uma das estrelas da partida, exibindo uma performance de gala.

Veja seus Highlights:

 

2) Jake Matthews (Texas A&M) – Comprimento do braço: 34 polegadas

Filho de Bruce Matthews (ex G - Titans - HALL OF FAME) e primo de Clay Matthews III (OLB - Packers), Jake tem o futebol americano no sangue.

Vir de uma linhagem nobre da NFL ajuda, mas ele não vive só do nome famoso. Comparativamente exibiu um potencial maior na Universidade que seu ex colega Luke Joeckel (OT), 2ª escolha geral do Draft 2013 pelos Jaguars.

Forte, inteligente e técnico, acho que se sairá melhor na NFL caso venha a atuar num time voltado para o MAN BLOCKING.

Veja seus Highlights:

 

3) Taylor Lewan (Michigan) – Comprimento do braço: 34 polegadas

Lewan também possui todas as características para atuar como Left Tackle em alto nível. Então por que tanta desconfiança?

Talvez porque demonstre um certo descaso em campo, ultra confiante em sua habilidade acaba batido por menosprezar os adversários. Pior, demonstra frustração quando em desvantagem.

Para um atleta do seu tamanho, o bloqueio no jogo de corridas deveria ser mais dominante do que vemos em seus vídeos.

Veja seus Highlights:

 

4) Tiny Richardson (Tennessee) – Comprimento do braço: 35 polegadas

Num outro ano qualquer, Richardson poderia ser o nr 1 desse ranking, mas como 2014 está rico de Offensive Tackles, e tecnicamente ele ainda não está no mesmo nível de desenvolvimento dos 3 anteriores, corre o rico de nem ser escolhido no 1º round.

Talvez seja o mais ágil lateralmente, e a melhor opção para o esquema ZONE BLOCKING.

Veja seus Highlights:

 

5) JaWuan James (Tennessee) – Comprimento do braço: 35 polegadas

Quem foi buscar os videos da Universidade de Tennessee para assistir Tiny Richardson, ganhou um brinde! JaWuan James, que pode ser tão bom ou melhor que o colega.

Mais polido tecnicamente e quase tão atlético quanto Richardson, só um detalhe pesa contra ele na cabeça dos Scouts. Por ter atuado sempre pelo lado direito, será que ele seria capaz de atuar em alto nível do outro lado também?

Veja seus Highlights:

 

6) James Hurst (North Carolina) – Comprimento do braço: 34 polegadas

Muitas vezes procuramos alguém que possa brilhar, seja qual for a posição.

Outras vezes basta acharmos um jogador que inspire confiança no resultado final. Hurst parece um desses, que vai ser lembrado pela consistência.

Porém ele se contundiu no fim do ano, e talvez não esteja apto para a fase inicial de treinamentos. Se cair no Draft por essa razão pode-se tornar uma "barganha".

Veja seus Highlights:

 

O Coringa

Cyrus Kouandjio (Alabama) – Comprimento do braço: 35.5 polegadas

Uma das grandes questões desse Draft: Qual a real condição do joelho de Kouandjio?

Sua performance na reta final de 2013 não foi boa, talvez até afetado por dores no joelho, vai saber... Fato é que os treinadores de Alabama usaram formações pesadas com Tight Ends ao seu lado para ajudá-lo na proteção.

Fisicamente ele tem o protótipo perfeito para jogar como Left Tackle na NFL.

 

Evitaria Escolher

Seantrel Henderson (Miami) - Comprimento do braço: 34.5 polegadas

Nome disputado na época do recrutamento universitário, Henderson não teve o foco necessário para se estabelecer como um prospecto de elite para o Draft.

Problemas extra-campo e contusões, uma delas causada num acidente de carro, estão entre as razões principais, porém o mais preocupante é a falta de determinação em vencer na carreira.

Gigante e ágil, caso conseguisse colocar a cabeça no lugar poderia resolver o problema de um time carente na posição, mas...

 

Alternativas

Morgan Moses (Virginia) – Comprimento do braço: 35.5 polegadas - Outro jogador com talento de sobra, mas que preocupa pela inconsistência.

Jack Mewhort (Ohio St) – Comprimento do braço: 34 polegadas – Problemas extra-campo talvez tenham influenciado seu status pré-draft. O talento existe.

 

Merece Atenção

Laurent Tardif (McGill - Canada) – Comprimento do braço: 33.5 polegadas

Uma prova que os olhos dos scouts estão em todos os lugares. Tardif é o principal nome do Draft da liga canadense após se destacar no campeonato universitário de lá.

Seus atributos físicos foram bons o bastante para lhe valer um convite ao EAST-WEST SHRINE GAME, um dos jogos (e semana de treinamentos) dessa época pré-Draft, onde também se destacou.

Surpreendentemente técnico para o nível de competição que enfrenta, ele mostra boa agilidade lateral e força para atuar na NFL.

 

Outros Candidatos

Billy Turner (North Dakota St), Joel Bitonio  (Nevada), Michael Schofield (Michigan), Cameron Fleming (Stanford), Wesley Johnson (Vanderbilt), Charles Leno (Boise St), Justin Britt (Missouri), Matt Patchan (Boston College), Cornelius Lucas (Kansas St), Matt Feiler (Furman), Kenarius Gates (Georgia), Kevin Graf (USC), Fou Fonoti (Michigan St), Daryl Williams (Oklahoma), Jason Weaver (So Miss), Eric Fisher (Missouri), Chris Martin (UCF)

 

Comentar

Veja também: