Punts – Vencendo as Blitzes

Como vimos anteriormente, os coordenadores ofensivos têm que montar as jogadas levando em conta a possibilidade de BLITZES da defesa adversária, ajustando os esquemas de proteção ao passe.

Além do bloqueio, elas também podem ser vencidas esquematicamente, com rotas e estratégias específicas que as explore.

Vamos ver algumas delas.

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Hot Reads

Idealmente, toda jogada aérea tem um alvo alternativo aos principais, determinado como HOT READ.

Na maioria das vezes, são os Running Backs ou os Tight Ends, que após verificarem sua responsabilidade de proteção, saem numa rota curta como por exemplo a FLAT ou a CURL, servindo como válvula de escape para o Quarterback, caso pressionado pela defesa.

Na figura abaixo, vemos um exemplo de uso do HOT READ com o Fullback. Para não complicar, vou deixar de lado o esquema de proteção da linha ofensiva, e concentrar apenas nos demais jogadores.

Nessa jogada, o Wide Receiver da direita seria o alvo principal usando uma rota IN, a mesma doTight End, que tentaria atrair a marcação do Safety.

O Running Back teria a responsabilidade de conter o defensor da extrema esquerda do POCKET, enquanto o Fullback, primeiro observa alguma BLITZ por algum GAP no meio da linha ofensiva, para depois sair numa rota FLAT, assumindo o papel de HOT READ.

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Audibles

Quando os treinadores confiam na habilidade do Quarterback em ler a movimentação defensiva, identificando alguma BLITZ, eles têm autonomia para alterar a jogada, sinalizando para seus companheiros que já estavam em formação.

Essas jogadas são as chamadas AUDIBLES, pré-combinadas, com uma codificação sonora, que deve estar na memória de todos.

Torna-se comum então usar uma jogada de corrida ao invés de uma aérea originalmente anunciada, que ficaria vulnerável à BLITZ.

DRAWs e TRAPs são as que melhor funcionam nessa situação, pois os Running Backs podem explorar o GAP por onde o defensor já tinha passado.

Por exemplo, Peyton Manning (QB – Colts) sempre recebe de seu coordenador ofensivo, 3 jogadas por SNAP (normalmente 1 passe e 2 corridas), e ele determina qual usarão já na Linha deScrimmage.

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Rotas de 3 Passos

Uma forma eficiente de conter as BLITZES é o uso de jogadas rápidas, onde o Quarterback dá apenas 3 passos para atrás, antes de se virar para executar o passe.

Esse é um dos princípios da WEST COAST OFFENSE, implementada com sucesso por Bill Walsh (ex Head Coach dos 49ers) na década de 80.

Nas rotas longas e tradicionais, o QB dá 5 ou 7 passos atrás, e consequentemente demora um pouco mais para se virar, possibilitando que os rápidos defensores vençam seus confrontos com alinha ofensiva. Agilizando a execução do passe, diminuem as oportunidades de sack.

No ano passado vimos o Chicago Bears ajustar sua estratégia ofensiva, encorporando alguns desses princípios, depois de um começo de campeonato onde a proteção ao Quarterback Jay Cutler não estava funcionando, e o time subiu de produção.

A figura abaixo mostra 4 rotas comuns da WCO:

WR1 : Curl

WR2 : Slant

TE : Quick Out

RB : Cut

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Shotgun

A formação Shotgun coloca o Quarterback de frente para a movimentação defensiva, dando mais tempo para a tomada de decisão, ao perceber a BLITZ.

Com uma boa combinação de rotas, vira uma oportunidade para explorar alguma vulnerabilidade da cobertura adversária.

A figura abaixo mostra a jogada chamada DOUBLE POST, do tipo que vimos funcionar para o Green Bay Packers no SUPER BOWL passado.

O Tight End se torna um HOT READ do lado contrário à jogada programada, e o Quarterback, atento ao lance, pode executar o passe no momento mais conveniente.

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