16ª Semana de 2015 no Retrovisor

Na décima-sexta semana tivemos definições na classificação aos PLAYOFFs, quebra de invencibilidade, rivais de divisão rindo de orelha a orelha e o que não pode faltar nunca: grandes emoções. Algumas impressões da rodada:  

Caminho para os Playoffs: Definições Finais

Falta 1 rodada apenas para o fim da temporada regular e quase todos protagonistas dos PLAYOFFs estão escalados! Nunca vi o cenário tão definido antecipadamente quanto este ano.

afc

Na AFC ainda resta 1 vaga e situações a se definir. Sabemos que Patriots, Bengals e Texans já garantiram suas divisões (Houston teoricamente não, mas a combinação de resultados que Indianapolis precisaria é ridícula) . Broncos e Chiefs também estão classificados, mas ainda sonham com o cinturão da AFC NORTH. New England garante o mando de campo nos PLAYOFFs com uma simples vitória contra Miami. Denver e Cincinnati ainda têm chance, mas um deles deve ficar mesmo é com a posição #2. O drama fica por conta de qual os segundo time se classificado como WILDCARD. No momento, os Jets ficariam com a vaga. Pittsburgh, depois de surpreendentemente perder para Baltimore, depende de um tropeço destes dois times e óbvio, ganharem seu jogo contra os Browns. A partida com maior expectativa da última rodada promete ser em Buffalo, onde Rex Ryan (HC - Bills) tem a chance de eliminar os Jets, equipe que o demitiu na OFFSEASON.

NFC

Pela NFC, conhecemos todos os 6 classificados. Somente a ordem de classificação pode mudar. Basta a Carolina bater o time de Tampa (em casa) para garantir o mando de campo por todo o PLAYOFF. Se perderem e Arizona vencer Seattle, eles alternam as posições 1 e 2. Os Seahawks podem ser os #5 ou 6, dependendo da combinação de resultados. A briga de verdade ocorre na NFC NORTH, onde Packers e Vikings disputarão no LAMBEAU FIELD quem leva a divisão e o mando de campo na 1ª rodada de PLAYOFFs. Se Minnesota perder e os Seahawks baterem os Cardinals, eles retornariam a Green Bay na semana seguinte. A semana 17 nada significa para Washington, que fixado na posição #4 só aguarda saber quem será o adversário. O mais provável é o perdedor do confronto entre Packers e Vikings. nfl-playoffs-748167

Estouraram a Champagne

Por pouco a garrafa de Champagne não precisa ficar na geladeira até os PLAYOFFs! Tradição dos jogadores que participaram da campanha perfeita do Miami Dolphins em 1972, eles a abrem sempre que o último time invicto é derrotado o campeonato. Carolina estava em busca do feito, mas viu a sequência de 15 vitórias consecutivas ser interrompida pelo rival Atlanta Falcons. Em jogo duro, Cam Newton (QB) desta vez não conseguiu abafar certas limitações dos Panthers. Por sua vez, Julio Jones (WR - Falcons) estava com a cachorra! Foram 178 jardas avançadas e 1 TD lindo (Ver lá embaixo na área dos destaques - Lance da Rodada). Será que a ressaca da derrota vai se prolongar até os PLAYOFFs? Veja os Highlights da partida: https://youtu.be/C5UGcvVdOj8  

Inimigo Meu

Carolina não foi o único time da rodada que viu um rival de divisão, já sem perspectivas no campeonato, vencer, atrapalhando a vida do inimigo. Em Seattle, os Rams bateram os Seahawks, assim como fizeram em St Louis na abertura da temporada. Mas principalmente, os Ravens tiraram forças e inspiração de dentro da alma, para colocarem-se como uma enorme pedra no caminho dos Steelers. Assim como no começo do campeonato, lá em Pittsburgh, o time de Baltimore, desmantelado por contusões em 2015, derrubou o arqui-rival. De novo por 3 pontos de diferença no placar. Para a surpresa de todos, a tão vulnerável defesa dos Ravens, parou o temido ataque dos Steelers, segurando Ben Roethlisberger (QB) e seus mortais recebedores. Ryan Mallett, que chegara ao time apenas 11 dias atrás, foi o Quarterback titular e teve boa atuação, avançando 274 jardas, 1 TD e talvez principalmente: ZERO TURNOVERS. Se o ano foi tão terrível para os torcedores dos Ravens, fica o consolo de ter atrapalhado muito a vida dos Steelers, que agora não dependem somente de si para chegarem aos PLAYOFFs. Essa política da NFL de concentrar jogos intra-divisões nas últimas rodadas (todos são assim na semana final), rende boas emoções ao campeonato, quando muitas vezes, pouco de verdade está em disputa.

 

Estatísticas: Cobertura Defensiva

Os ataques aéreos dos times continuam a produzir números nunca vistos, então vamos ver quem está mais capacitado para defendê-los. Os números abaixo refletem o que as TOP 5 defesas nesse quesito estão permitindo aos ataques aéreos:

  1. Denver Broncos – 2004 jardas por jogo / 6.2 jardas por tentativa / 16 TDs
  2. Seattle Seahawks – 211 jardas por jogo / 6.7 jardas por tentativa / 13 TDs
  3. Houston Texans – 212 jardas por jogo / 6.6 jardas por tentativa / 24 TDs
  4. Chicago Bears – 221 jardas por jogo / 7.5 jardas por tentativa / 28 TDs
  5. Dallas Cowboys – 223 jardas por jogo / 7.4 jardas por tentativa / 15 TDs

O pior entre elas:

  • New York Giants – 298 jardas por jogo / 7.7 jardas por tentativa / 29 TDs

Devo confessar que me surpreendi ao bater os olhos nesse ranking. Houston teve um início de campeonato bem confuso na cobertura defensiva, mas conseguiu se aprumar. Louvável o trabalho de John Fox (HC) e Vic Fangio (coordenador) nos Bears. Dallas é um produto de tempo de posse de bola no ataque e fragilidade no combate ao jogo de corridas adversário.   Existem várias formas de comparar o desempenho dos defensores. Os rankings individuais abaixo estão baseados na fórmula usada para medir a eficiência dos Quarterbacks (QB Ratings), mas ao avesso, considerando apenas os passes em que o alvo era marcado pelo defensor em questão (TARGET), e o que ele permitiu ser completado. A ordem então é a de ineficiência do Qurterback lançando na direção de cada defensor. Cornerbacks * (min 30 TARGETS)

  1. Trumaine Johnson (Rams) – QB Ratings 49.7 / 85 Targets / 52 Recepções / 551 jardas / 7 Interceptações
  2. Darrelle Revis (Jets)  – QB Ratings 51.2 / 77 Targets / 34 Recepções / 487 jardas / 5 Interceptações
  3. Josh Norman (Panthers) – QB Ratings 54.7 / 90 Targets / 47 Recepções / 437 jardas / 4 Interceptações
  4. Patrick Peterson (Cardinals) – QB Ratings 55.5 / 62 Targets / 29 Recepções / 335 jardas / 2 Interceptações
  5. Justin Bethel (Cardinals) – QB Ratings 58.5 / 57 Targets / 26 Recepções / 292 jardas / 2 Interceptações

O pior entre eles:

  • EJ Biggers (Redskins)  – QB Ratings 140.4 / 39 Targets / 28 Recepções / 364 jardas / 0 Interceptações

Safeties * (min 10 TARGETS)

  1. Harrison Smith (Vikings) – QB Ratings 13.3 / 16 Targets / 7 Recepções / 55 jardas / 2 Interceptações
  2. Michael Mitchell (Steelers) – QB Ratings 29.4 / 16 Targets / 4 Recepções / 81 jardas / 3 Interceptações
  3. Jairus Byrd (Saints)  – QB Ratings 32.5 / 13 Targets / 7 Recepções / 55 jardas / 1 Interceptação
  4. Eddie Pleasant (Texans) – QB Ratings 38.8 / 38 Targets / 17 Recepções / 195 jardas / 2 Interceptações
  5. Andre Hal (Texans) – QB Ratings 42.4 / 29 Targets / 11 Recepções / 176 jardas / 3 Interceptações

O pior entre eles:

  • Antoine Bethea (49ers)  – QB Ratings 152.6 / 16 Targets / 12 Recepções / 186 jardas / 0 Interceptações

  Linebackers * (min 10 TARGETS)

  1. Luke Kuechly (Panthers) – QB Ratings 53.5 / 56 Targets / 39 Recepções / 311 jardas / 4 Interceptações
  2. Zach Brown (Titans) – QB Ratings 58.4 / 29 Targets / 20 Recepções / 192 jardas / 2 Interceptações
  3. Josh Mauga (Chiefs)  – QB Ratings 59.8 / 19 Targets / 16 Recepções / 149 jardas / 2 Interceptações
  4. Karlos Dansby (Browns) – QB Ratings 64.8 / 44 Targets / 33 Recepções / 302 jardas / 3 Interceptações
  5. Derrick Johnson (Chiefs) – QB Ratings 65.7 / 54 Targets / 37 Recepções / 285 jardas / 2 Interceptações

O pior entre eles:

  • Hau'oli Kikaha (Saints)  – QB Ratings 146.5 / 12 Targets / 12 Recepções / 155 jardas / 0 Interceptações
 
NICKEL BACK (min 20 TARGETS)
 
Dentro da votação para o 10 Jardas Bowl 2015 segui com a categoria NICKEL BACK, um 5º elemento da linha secundária, que entra para marcar o recebedor adversário alinhado no SLOT (entre a linha ofensiva e o WR externo).
 
Isto porque estes jogadores hoje atuam em mais da metade dos SNAPs defensivos, certos times até os denominam como titulares.
 
Outros times deslocam um de seus Cornerbacks ou Safeties titulares para esta função, entrando um outro jogador na posição regular deste atleta. Exemplo: Chris Harris Jr (CB – Broncos).
 
Os números abaixo estão considerando somente os SNAPs nesta categoria:
 
  1. Chris Harris Jr (Broncos) – QB Ratings 45.9 / 33 Targets / 20 Recepções / 147 jardas / 2 Interceptações
  2. Brice McCain (Dolphins) – QB Ratings 64.3 / 38 Targets / 22 Recepções / 227 jardas / 1 Interceptação
  3. Patrick Robinson (Chargers)  – QB Ratings 67.7 / 29 Targets / 20 Recepções / 157 jardas / 1 Interceptação
  4. Tyrann Mathieu (Cardinals) – QB Ratings 70.3 / 69 Targets / 42 Recepções / 389 jardas / 5 Interceptações
  5. Patrick Chung (Patriots) – QB Ratings 72.4 / 30 Targets / 17 Recepções / 166 jardas / 0 Interceptações

O pior entre eles:

  • Sherrick McManis (Bears)  – QB Ratings 151.6 / 26 Targets / 20 Recepções / 286 jardas / 0 Interceptações
* Alguns números podem estar desatualizados 

 

Enfermaria

Vários jogadores importantes vão fazer exames, para saberem a gravidade de suas lesões.   Matt Hasselbeck (QB – Colts) – Ombro Sebastian Vollmer (OT – Patriots) – Tornozelo Paul Soliai (DT – Falcons) – Panturrilha Eric Weems (KR – Falcons) – Concussão Fozzy Whitaker (RB – Panthers) – Tornozelo Jadeveon Clowney (DE – Texans) – Pé Kendall Wright  (WR – Titans) – Joelho Taylor Lewan (OT – Titans) – Concussão John Miller (G – Bills) – Tornozelo Marcus Easley (WR – Bills) – Tornozelo Marcel Darreus (DT – Bills) – Ombro Eddie Goldman (DT – Bears) – Tornozelo Roosevelt Nix (FB – Steelers) – Pé Antwon Blake (CB – Steelers) – Costas Bryan Bulaga (OT – Packers) – Tornozelo BJ Raji (DT – Packers) – Concussão Nick Fairley (DT – Rams) – Concussão Ethan Westbrooks (DT – Rams) – Concussão Mark Barron (S – Rams) – Concussão Luke Willson (TE – Seahawks) – Concussão Marlon Moore (WR – Browns) – Concussão Jared Odrick (DT – Jaguars) – Joelho – Fora da Temporada ???? Matt Khalil (OT – Vikings) – Tornozelo Linval Joseph (DT – Vikings) – Dedão  

Destaques da Semana

Ofensivo: Ryan Fitzpatrick (QB – Jets) Não podemos desdenhar o que ele fez até aqui. Está próximo a coroar a temporada com uma vaga para os PLAYOffs. Bater os arqui-rivais Patriots já o deixou querido no coração dos torcedores dos Jets. Foram 296 jardas (26 de 41 passes tentados) e 3 TDs. Menção honrosa: Julio Jones (WR – Falcons), Adrian Peterson (RB – Vikings), Jordan Reed (TE – Redskins), Drew Brees (QB – Saints) e Frank Gore (RB – Colts) Clique aqui para os Highlights da partida.   Defensivo: Harrison Smith (S – Vikings) De volta aos campos em boa hora. Reenergizou os Vikings. 1 Interceptação retornada para TD. Menção honrosa: Vontae Davis (CB – Colts), William Hayes (DE – Rams), JJ Watt (DE – Texans) e toda a defesa dos Cardinals Ravens Clique aqui para o video da Interceptação.   Especialistas: Daniel Sorensen (S – Chiefs) O jogo contra os Browns foi mais apertado que se imaginava. Sorensen pode ter garantido a fatura ao bloquear 1 tentativa de FIELD GOAL. Menção honrosa: Justin Tucker (K – Ravens), Justin Bethel (CB – Cardinals) e Tim Masthay (P – Packers)   Calouro da Semana: Preston Smith (DE – Redskins) Boa adição ao elenco, Preston teve 3 sacks na partida que garantiu Washington nos PLAYOffs. Menção honrosa: Marcus Peters (CB – Chiefs) e Vic Beasley (DE – Falcons)   Mico da Semana: Clay Matthews (LB – Packers) Você está no jardim de infância, Matthews?

  Surra da SemanaArizona Cardinals 38 x 08 Green Bay Packers Foi um massacre! A defesa dos Cardinals sentiiu cheiro de sangue na água pelas contusões nos jogadores da linha ofensiva, e devorou Aaron Rodgers (QB - Packers) com 9 sacks, outros 2 hits, 2 fumbles e 1 interceptação. Carlson Palmer (QB - Cardinals) conduziu o ataque com a maestria costumeira (salvo 1 interceptação estranha). Foram 265 jardas e 2 TDs. O calouro sensação David Johnson (RB - Cardinals) teve poucas oportunidades, mas quando o vimos na tela foi em lances plásticos. Clique aqui para os Highlights da partida.   Jogada Espetacular: Julio Jones (WR – Falcons) Voa Julio! O super Wide Receiver correu campo a dentro, saltou para agarrar a bola sobre os defensores e a conduziu à ENDZONE. Clique aqui para o video do lance.   Clique aqui para todos os resultados da Semana 16. Clique aqui para a classificação após a 16ª semana.  

Comentar

Veja também: