Primeira semana da FBS tem Alabama contra USC; Auburn recebe Clemson

A Football Bowl Subdivision (FBS) começou, oficialmente, na última semana, quando California derrotou Hawaii, por 51 a 31, em Sydney, na Austrália. Porém, a maioria da rodada começa a ser disputada nesta quinta-feira (1º). 

Jogos com os quatro primeiros do ranking da AP

Nesta categoria, vamos colocar os jogos em que estarão as quatro primeiras equipes ranqueadas no ranking da Associated Press (AP), agência internacional de notícias. O ranking da AP é o mais semelhante com o ranqueamento do College Football Playoff (CFP), que decide quais as quatro equipes que irão disputar as semifinais para a partida do Campeonato Nacional. A primeira lista oficial do CFP sai na semana nove da FBS e a partir da primeira divulgação, utilizaremos ele. 

O head coach de Alabama Nick Saban vai começar a sua nona temporada no comando de Crimson Tide (Divulgação: Kevin C. Cox/Getty Images)

#20 USC Trojans x #1 Alabama Crimson Tide

O campeão Nacional de 2016, a universidade de Alabama, recebe uma das equipes mais tradicionais do futebol americano universitário, a universidade do Sul da Califórnia (USC). Seis titulares no ataque e cinco na defesa retornam para disputar o campeonato. Mesmo com desfalques em relação ao ano passado, o recrutamento e a estrutura em Alabama mantém a equipe com o desempenho em alto nível. O quarterback (QB) titular da equipe de Crimson Tide deverá ser Cooper Bateman. 

De acordo com a ESPN, os Trojans possuem a tabela mais complicada da NCAA. A equipe tem aspectos positivos no ataque, como o quarterback recrutado com cinco estrelas no Rivals.com, Max Browne, e o running back (RB) Ronald Jones II. O wide receiver (WR) JuJu Smith-Schuster é um dos melhores do país. 

Watson foi o jogador do ano na ACC em 2015 (Divulgação: Ronald Martinez)

#2 Clemson Tigers x Auburn Tigers

O vice-campeão Nacional de 2016, Clemson, vai até o Alabama para enfrentar Auburn. O ataque é liderado pelo finalista do Heisman Trophy de 2015, QB Deshaun Watson, e possui apoio do RB Wayne Gallman e dos recebedores Artavis Scott e Mike Williams.

São 17 titulares que retornam para o campeonato de 2016 de Auburn. Entre eles, um atleta conhecido das pessoas que assistem a série Last Chance U, o QB John Franklin III, foi transferido de East Mississippi Community College (EMCC) para a equipe dos Tigers. Na defesa, o defensive end (DE) Carl Lawson e o defensive back (DB) Johnathan Ford são os destaques. 

O Quarterback de Houston Greg Ward Jr. lançou 17 touchdowns em 2015 (Divulgação/Eric Christian Smith-Getty Images North America)

#3 Oklahoma Sooners x #15 Houston Cougars

A equipe dos Sooners retorna com ótimos talentos no ataque. O quarterback Baker Mayfield fez uma ótima temporada no ano passado, quando lançou mais de 3,700 jardas. Ele possui o auxílio do RB Samaje Perine e do recebedor Dede Westbrook.

Os Cougars foram uma surpresa no ano passado, foram 13 vitórias e apenas uma derrota. A equipe volta mais experiente para este ano e conta com o apoio da torcida para bater uma equipe da Power Five e buscar uma vaga no CFP. O quarterback Greg Ward Jr. é o destaque do time dos Cougars. 

O treinador principal de FSU, Jimbo Fisher, possui 68 vitórias e 14 derrotas e vai para a sua sexta temporada no comando dos Seminoles (Divulgação: Melina Vastola/USA TODAY Sports)

#11 Ole Miss Rebels x #4 Florida State Seminoles

O maior aspecto positivo de Florida State para 2016 é o retorno do RB Dalvin Cook. Após ficar meses lesionado, o atleta volta para compor o backfield do time dos Seminoles. A grande dúvida é na posição de quarterback, já que o favorito para ser titular, Sean Maguire, está se recuperando de uma lesão. O líder do ataque contra os Rebels será Deondre Francois.

Os Rebels perderam ótimos jogadores para esta temporada, mas ainda assim possuem uma equipe competitiva. A tabela é administrável para e liderados pelo QB Chad Kelly, a equipe deve disputar até o final o título da divisão West, da Southeastern Conference (SEC)

Partidas para assistir no final de semana

Nesta sessão, listaremos dois jogos interessantes e curiosos para observar no final de semana da FBS. Os critérios são rivalidade, jogadores talentosos e outros aspectos que chamam a atenção para a partida. 

O vencedor do clássico do Colorado leva o Centennial Trophy (Divulgação: Daniel Boniface/The Denver Post)

Colorado Buffaloes x Colorado State Rams

A partida entre estas duas equipes é chamada de Rocky Mountain Showdown e tem mais de cem anos de existência. O último jogo entre as equipes foi no ano passado, quando Colorado derrotou os Rams na prorrogação, pelo placar de 27 a 24. Neste ano, o head coach de Colorado State, Mike Bobo começa a sua segunda temporada no comando da equipe. O QB Nick Stevens é um dos principais atletas do time. 

Os Buffaloes não estão fazendo boas campanhas nos últimos anos na Pac 12. A conferência complicada e recrutamentos fracos deixam o time, mais uma vez, em posição complicada em relação às outras equipes da Pac 12. O QB Sefo Liufau é o destaque de Colorado. 

Após a lesão de Malik Zaire no jogo contra West Virginia, DeShone Kizer (foto) assumiu a titularidade de Notre Dame (Divulgação: Geoff Burke-USA Today Sports Image)

#10 Notre Dame Fighting Irish x Texas Longhorns 

Para esta temporada, Notre Dame conta com bons titulares retornando para a equipe. Será interessante ver a disputa pela titularidade na posição de quarterback entre Malik Zaire, que retorna de lesão e o seu substituto em 2015, DeShone Kizer. Com Jarron Jones, Daniel Cage e Daelin Hayes, o Fighting Irish deve ter um front seven consistente para esta temporada. 

Texas ainda está sob reformulação do HC Charlie Strong, mas o treinador tem chances de perder o emprego, caso não consiga uma boa campanha nesta temporada. A principal esperança da equipe é o QB recruta de 2016, Shane Buechele, que deve ser o titular. 

Curiosidades, observações e detalhes para a semana 1

Lovie Smith que já foi HC dos Bears e dos Buccaneers na NFL, hoje está no comando de Illinois (Divulgação: Mark Jones/Illinois)

  • Esta primeira semana marca a estreia do ex-head coach do Tampa Bay Buccaneers, Lovie Smith, no comando da universidade de Illinois. O Fighting Illini recebe Murray State, no sábado, às 16h30min de Brasília;
  • Para manter o recorde de 54 anos, ou 347 jogos consecutivos de ingressos esgotados, Nebraska recebe Fresno State no Memorial Stadium, em Lincoln;
  • O ex-head coach de Georgia, que permaneceu no cargo por 15 anos, Mark Richt, faz a sua estreia como o treinador principal de Miami. Os Hurricanes recebem Florida A&M, no novo estádio Hard Rock, em Miami, na Flórida; 
  • Coordenador defensivo de Alabama em 2016, Kirby Smart faz o seu primeiro jogo como head coach de Georgia contra North Carolina, no Georgia Dome; 
  • O novo coordenador defensivo de LSU, Dave Aranda, enfrenta sua ex-equipe, Wisconsin, no sábado. Aranda era coordenador defensivo dos Badgers. 

Márcio Nunes

Estudante de jornalismo, fã de esportes, principalmente futebol americano. Acompanha NFL e futebol americano universitário. Está no Twitter pelo perfil @TheMarcioNunes

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *