Prévia NCAA – American Athletic Conference 2016

Este texto marca o retorno de notícias e informações sobre a National Collegiate Athletic Association (NCAA). É o começo de uma série com todas as conferências da Football Bowl Subdivision (FBS), com informações sobre as principais equipes e os jogadores que podem ter maior destaque e impacto na temporada de 2016. Em cada conferência haverá uma introdução sobre a equipe candidata ao título, o jogador em destaque e uma equipe que pode surpreender no campeonato.

American Athletic Conference (AAC) 

Divisão Leste                                             Divisão Oeste  Temple                                                         Houston South Florida                                            Navy Cincinnati                                                   Memphis Connecticut                                                Tulsa East Carolina                                             Tulane UCF                                                                SMU A conferência teve três equipes no top 25 do ranking para o College Football Playoff em 2015, #18 Houston, #21 Navy e #24 Temple. Sem mencionar Notre Dame que é independente, a American Athletic Conference foi a única do Group of Five a ter algum time no ranking final do CFP. No Peach Bowl de 2015, um dos seis bowls do CFP, Houston derrotou #9 Florida State pelo placar de 38 a 24 e a universidade virou notícia em todo o país. A AAC deve ser a conferência mais forte e competitiva deste ano na Group of Five.

Equipe favorita:

A equipe favorita para vencer a divisão Oeste e também a conferência é o Houston Cougars. Em 2015 teve uma grande temporada, chegou ao Peach Bowl e derrotou a equipe de #9 Florida State. Foram 13 vitórias e apenas uma derrota na temporada. Jornalistas e especialistas afirmam que Houston pode ser uma equipe para entrar entre as quatro na semifinal do College Football Playoff (CFP). “Houston parece ter tudo – um quarterback veterano, adversários ranqueados, um treinador em ascensão – tudo, menos o benefício da dúvida que é normalmente dada às equipes que vencem as conferências de elite” disse a repórter de College Football da ESPN, Heather Dinich. Ela também acrescenta que Houston começa a temporada de 2016 “carregando a bandeira por todos os times do Group of Five”. Outras equipes com chances de vencer a conferência: Temple Owls, Memphis Tigers, Cincinnati Bearcats, South Florida Bulls

Como titular, Greg Ward Jr. tem um recorde de 19 vitórias e duas derrotas (Foto: Divulgação/Eric Christian Smith-Getty Images North America)

 

Jogador em destaque:

Greg Ward Jr. – quarterback (QB) – Senior - Houston Cougars 1,82m – 83kg O atleta fez uma grande temporada como líder do ataque do Cougars. Na vitória por 24 a 13 contra #22 Temple na final da conferência, Ward Jr. ganhou 138 jardas terrestres e foi o MVP. Contra o Seminoles no Peach Bowl, foi escolhido o MVP ofensivo da partida após acertar 61% dos passes, lançar um touchdown (TD), correr para mais dois e dar o título para a universidade de Houston. Greg Ward Jr. acabou a temporada com 67% dos passes completos, 17 touchdowns, seis interceptações e 21 TDs terrestres. O quarterback impressiona pela mobilidade e a precisão em passes quando em movimento. Outros jogadores para observar em 2016: Marlon Mack, junior, RB, USF; Joshua Atkinson, junior, WR, Tulsa; Junior Joseph, junior, LB, Connecticut; Eric Wilson, senior, LB, Cincinnati.

Equipe que pode surpreender:

South Florida Bulls

A equipe do estado da Flórida tem qualidade no ataque com o quarterback junior Quinton Flowers e o running back (RB) junior Marlon Mack. Na defesa, o cornerback (CB) junior Deatrick Nichols é uma grande peça no esquema do coordenador defensivo Raymond Woodie. No backfield em 2015, Mack quebrou o recorde da universidade em jardas terrestres em uma temporada com 1,381. O RB também possui uma média de 6,6 jardas por tentativa. Na liderança do ataque em 2015, Quinton Flowers quebrou o recorde da universidade em passes para touchdown em uma temporada com 22. O quarterback acabou com 14.09 jardas por passe completo, ficou em segundo lugar neste quesito na conferência e em 13º lugar no país. Em 2015, o CB Nichols teve 8,5 tackles atrás da linha de scrimmage, quatro interceptações e cinco passes defendidos.

Na vitória sobre SMU por 38 a 14, Quinton Flowers bateu o recorde da universidade e da conferência em jardas terrestres por um QB em uma partida com 201 (Foto: Divulgação/USF)

 

Em 2015, na divisão Leste, a equipe ficou em segundo lugar atrás de Temple Owls. No confronto direto durante a temporada o Bulls derrotou o Owls por 44 a 23. Foram seis vitórias e duas derrotas dentro da conferência e um recorde total de oito vitórias e cinco derrotas. A conquista com mais ênfase na temporada foi contra a equipe de Syracuse da Atlantic Coast Conference (ACC) por 45 a 24. A derrota para Florida State por 34 a 14 não foi tão ruim, o jogo foi para o intervalo empatado em 7 a 7 em uma partida equilibrada. Na segunda etapa, o RB do Seminoles, Dalvin Cook, teve uma grande atuação que trouxe a vitória para a equipe da casa.

Comentar

Veja também: