Perfil HEAD COACH 2016 pt.2

perfil_hc2

 

7 times terão novos HEAD COACHs para a temporada 2015.

3 deles da AFC e 4 da NFC.

Destes 3 já tiveram experiências anteriores como HEAD COACH.

Todos os 7 possuem background ofensivo.

Ontem começei com a AFC. Hoje é a vez da NFC.

 

NYG_logo-50x50

 

New York Giants

Ben McAdoo

Idade : 38 anos
Carreira como jogador : não jogou
1ª vez como HEAD COACH

 

Enfim chegou o dia em que não veremos o rosto ruborizado de Tom Coughlin na SIDELINE dos Giants. O venerável HEAD COACH foi “convidado a se aposentar”.

Não foi uma surpresa, pois este assunto já rolava há alguns anos. O que me deixou boquiaberto foi ver todos os demais componentes do FRONT OFFICE, como o GENERAL MANAGER Jerry Reese e o coordenador defensivo Steve Spagnuolo mantidos no cargo, e Ben McAdoo, elevado de coordenador ofensivo a HEAD COACH. Como se o único problema do time fosse a capacidade de Coughlin em preparar e motivar a equipe.

Não estou questionando a capacidade do novo treinador… Só me soou estranho.

2015 foi a 2ª temporada de McAdoo à frente do ataque dos Giants. Seu trabalho com Eli Manning foi notável, ajudando o antes errático Quarterback a se assentar, com um esquema de jogo que privilegia passes mais seguros em rotas pré-determinadas, em detrimento às rotas opcionais usadas anteriormente.

Talvez o real interesse do rival Eagles em McAdoo tenha catalisado esta escolha, ao invés de buscarem uma solução externa.

Seus principais desafios serão dar maior confiança aos atletas, solidificar a linha ofensiva e influenciar na remodelação defensiva.

ben mcadoo giants

 

PHI_logo-50x50

Philadelphia Eagles

Doug Pederson

Idade : 48 anos
Carreira como jogador : Quarterback dos Packers, Eagles e outros
1ª vez como HEAD COACH

 

Assim como Gary Kubiak em Denver, os Eagles buscaram um ex Quarterback seu como alternativa para HEAD COACH. Ele esteve por lá em 1999, facilitando a inserção do então calouro Donovan McNabb ao time titular.

Em 2009, voltou a Philadelphia, desta vez como membro da comissão de técnica de Andy Reid, agora HEAD COACH dos Chiefs. Primeiro numa função de controle de qualqidade, mas entre 2011 e 2012 trabalhou com os Quarterbacks do time. Quando Reid assumiu seu novo time, levou Pederson com ele na condição de coordenador ofensivo.

Curioso ver gente da gestão anterior a Chip Kelly recuperando prestígio na organização, e buscando também uma volta ao estilo dentro de campo.

Pederson é versado nos princípios do WEST COACH OFFENSE, desde seus tempos de Green bay, onde era reserva de Brett Favre, até os anos com Reid. Deve implantá-los novamente no ataque dos Eagles. Apesar de FREE AGENT no momento, vejo Sam Bradford (QB) mais apto a jogar assim, que no esquema de Chip Kelly.

Para revitalizar a defesa, eles contrataram Jim Schwartz, ex HC dos Lions, que recentemente fez um bom trabalho como coordenador defensivo dos Bills.

doug pederson

 

SF_logo-50x50

 

San Francisco 49ers

Chip Kelly

Idade : 52 anos
Carreira como jogador : não expressiva
Record pelos Eagles: 26 Vitórias e 21 Derrotas

 

Chip Kelly chegou a Philadelphia 3 anos atrás como um “gênio da lâmpada”. O impacto inicial foi forte. Seu estilo ofensivo frenético pegou os adversários de surpresa. No 1º ano levou o time aos PLAYOFFs, o que não se repetiria depois.

A maior crítica ao seu trabalho não foi na parte tática ou nos métodos inovadores de treinamento e preparação que impôs aos jogadores, mas no relacionamento com eles. Com poderes na organização fez um expurgo de veteranos que se manifestavam reticentes aos seus métodos, e a reposição de talento não funcionou como o planejado.

Em San Francisco terá a 2ª oportunidade de mostra à NFL que suas idéias e sistema de jogo podem ser bem-sucedidos. Veremos se aprendeu as lições com os enganos do passado.

A missão não será fácil. Os 49ers vivem um momento de reconstrução de seu elenco. A 1ª medida de ordem é definir se Colin Kaepernick será o Quarterback da campanha 2016. Fica em todos a curiosidade em como desempenharia no esquema ofensivo de Chip Kelly. Porém o desgaste na relação com a organização pode ter ultrapassado o limite.

chip kelly 49ers

 

TB_logo-50x50

 

Tampa Bay Buccaneers

Dirk Koetter

Idade : 57 anos
Carreira como jogador : não expressiva
1ª vez como HEAD COACH

 

Tampa causou a maior surpresa deste período de mudanças de comando ao demitir Lovie Smith após apenas 2 anos no cargo de HEAD COACH.

Assim como os Giants, os Buccaneers optaram por uma solução caseira, promovendo o coordenador ofensivo. O discurso, tônica deste ano, foi manter a continuidade no desenvolvimento do Quarterback calouro Jameis Winston. Aos poucos deve incrementar o estilo vertical que aprecia.

A outra parte do trabalho será remontar a defesa, distanciando dos conceitos de seu antecessor. Talvez porque não queira concentrar esforços nesta unidade (ou admita que não entende mesmo), convidou seu ex chefe em Atlanta para o cargo de coordenador defensivo. Mike Smith (ex HC – Falcons) tomará conta deste processo.

 

dirk koetter bucs

 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *