NCAA - Power Rankings: SEC

Aquecendo os motores pra temporada 2015 da NCAA vamos continuar com os Power Rankings, analisando as chances de cada time e suas aspirações pra essa temporada. Vamos hoje com a divisão SEC de Alabama, a conferência que hoje domina o Power 5.

1) Auburn Tigers Primeira aposta arriscada a ser feita. A defesa de Auburn vai melhorar com a contratação de Will Muschamp (ex-HC de Florida)? Se a resposta for sim, são boas as chances de os Tigers acabarem com o domínio de Alabama. Com o terceiranista Jeremy Johnson como QB titular, um sistema mais pro deve ser adotado pra usar melhor as características dele, que é tido como um dos grandes nomes da SEC nos próximos 2 anos. O powerhouse de running backs segue firme com Jovon Robinson, e o reinado de Nick Saban pode começar a ruir.

2) Alabama Crimson Tide É perda de tempo ficar discutindo os pontos fortes de Alabama ano após ano (recrutamento, secundária, OL, DL e RB). Mas esse ano em específico, até estas posições estão em cheque. OL com menos qualidade, uma DL com futuro, CBs e safeties inexperientes podem dar a chance que os rivais de Auburn precisam para terem uma chance de título. Também pesa contra o fato de Alabama ter 5 QBs em seu roster e não conseguir nomear um titular. Mas devem ser candidatos a uma vaga no playoff se tiverem menos de 2 derrotas.

3) Georgia Bulldogs Depois do furacão Todd Gurley, Georgia já tem seu substituto e um dos grandes RBs da SEC, Nick Chubb. Georgia tem vindo com ótimos times no papel, e são muitas as acusações de que o HC Mark Richt tem falhado em tirar todo o potencial dos Bulldogs. Esse é um ano em que os Bulldogs podem surpreender e finalmente atingir seu potencial. Mesmo com uma certa controvérsia entre os QBs e sem um titular absoluto, o restante da equipe é muito talentosa. Pesa a favor o fato de estar na SEC East, onde praticamente não há competição.

4) LSU Tigers Como torcedor do New Orleans Saints, tenho uma tendência a elevar um pouco as expectativas de LSU, mas esse ano a perspectiva é realmente boa. Tirando o fato de o QB não estar definido (parece uma sina da SEC nesse ano), o sophomore sensação Leonard Fournette vem pra liderar a safra de RBs da SEC. O schedule é cruel com duelos contra Mississippi St e Auburn nas semanas 2 e 3 e o duelo contra Alabama, sempre decisivo. A situação do QB Brandon Harris deve ditar o que acontece com LSU nesse ano. Se ele mostrar uma boa evolução, os Tigers entram na briga da SEC West.

5) Missouri Tigers Esta quinta posição podia ser ocupada por ao menos 4 times, mas Mizzou vai levar vantagem por estar na SEC East, que eles dominaram nas duas últimas temporadas. Mas pra isso o QB Matty Mauk vai ter que mostrar bastante evolução, assim como o corpo de WR que está bastante desfalcado, enquanto o jogo corrido deve dar a tônica do ataque. No lado defensivo, time bem montado, contando com o destacado DE Charles Harris, que substitui o ótimo Shane Ray. Tenta brigar com Georgia pela SEC East.

6) Arkansas Razorbacks Arkansas é o mais imprevisível dos times da SEC West. Não que vá desbancar Alabama e Auburn, mas terminou a temporada passada com um momentum excepcional e que deu muitas esperanças pra 2015. Com um jogo corrido forte, cabe ao QB Brandon Allen e aos seus WRs elevarem o jogo aéreo pra que os Razorbacks possam lutar por um bom Bowl game no final do ano. Com um pouco de sorte e uma melhora significativa no jogo aéreo, há motivos pra crer que possam chegar a 10 vitórias.

7) Ole Miss Rebels Defesa pronta, mas muitas perguntas em posições chaves, especialmente QB, RB e parte da OL. Na própria OL vem o destaque dos Rebels, o OL que já está cotado pra um top 10 pick no próximo draft. Pra quem vai ter um QB novo, nada melhor que um pouco de proteção. Numa divisão complicada como a SEC West os Rebels vão precisar correr com a bola melhor do que fizeram no último ano (média de 3,9 jardas por tentativa). Não tem muitas expectativas além de vencer Mississippi St.

8) Tennessee Volunteers O ex-time de Payton Manning vem com um elenco bastante jovem e com indícios de um bom talento. O QB Joshua Dobbs já fez bons jogos em 2014 e se subir um pouco de produção em 2015 já será o suficiente para colocar os Vows entre os desafiadores de Georgia na fraca SEC East. O ataque tem ótimos nomes em posições chave como WR, TE e tail backs (se revezam entre WR e HB). Pesa contra a pouca profundidade do elenco e o quanto esses jovens jogadores podem flutuar nessa temporada.

9) Texas A&M Aggies O time de Joãozinho Futebol tenta uma performance melhor que em 2014, quando sentiu muita falta de seu explosivo ex-QB. Precisam urgentemente melhorar a consistência da defesa e o jogo corrido, pra ajudar qualquer que seja o QB. Kyle Murray não deve ficar muito tempo de fora por ser um recruta de 5 estrelas, mas Kyle Allen deve ao menos começar como titular. Vantagem de schedule para os Aggies que só saem de College Station em Outubro e podem começar bem a temporada.

10) Mississippi State Bulldogs Pergunta fácil, resposta difícil. O ano de 2014 foi um ano de afirmação, ou um acidente de percurso? Depois de um ótimo 2014, onde até jogaram um New Year's Six Bowl, Mississippi State deve esperar ao menos manter o nível da última temporada. Com a volta do QB Dak Prescott comandando o ataque, detalhes devem definir a posição final dos Bulldogs na temporada. Mas o final de 2014, com 3 derrotas deixa a dúvida ainda no ar.

11) South Carolina Gamecocks O time de Steve Spurrier sabe que tem mais capacidade que o recorde de 7-6 da última temporada. Connor Mitch deve ser o titular nesta temporada, e todos sabemos do que Spurrier é capaz com um QB de potencial. Se Mitch se desenvolver bem, é um passo pra uma temporada melhor em uma Conferência sem muitos QBs de talento.

12) Florida Gators O ex-time de Tebow vem de técnico novo Jim McElwain, ex-assistente de Nick Saban que veio de Colorado State após um ótimo trabalho com os Rams. Só pra vocês terem uma idéia do problema que ele tem, 17 jogadores do ataque entre titulares e reservas são freshmans ou sophomores. Dezessete!!! É muita juventude pra se brincar na SEC, mesmo que seja na divisão East. O principal jogador de Florida é de longe o CB Vernon Hargreaves III, ou "the third" como eu acho maneiríssimo. Recruta de 5 estrelas, foi o CB número 1 do país em 2013. Mas quem deveria ser o astro (e vai ter que ser se quiserem ir a algum lugar) é o QB Will Grier. Apesar de uma secundária talentosa no papel, os Gators precisam que seu ataque "clique" pra almejarem algo mais na SEC.

13) Kentucky Wildcats Kentucky vem crescendo nas últimas temporadas, mas não dá pra saber se vão dar um salto capaz de desafiar a SEC East. O time deve vir melhor que no ano passado, com uma boa secundária e um bom ataque, mas vai precisar de MUITA sorte pra querer mais alguma coisa.

14) Vanderbilt Commodores Vandy começou 2014 com muitas expectativas com seu novo HC Derek Mason, mas a temporada ruiu muito cedo. Destaque, se é que há algum, para o RB Ralph Webb que pode ser a estrela solitária dos Commodores nessa difícil temporada.

Comentar

Veja também: