Briga pelos Playoffs na NFC South

Estamos na semana 15 da temporada regular e essa é a hora que a briga por uma vaga na pós temporada da NFL esquenta de vez em todas as divisões. Na NFC South não é diferente: com apenas 2 times brigando pela possibilidade de chegar ao Superbowl, as últimas três semanas serão decisivas.

A situação até então é a seguinte: Atlanta Falcons e Tampa Bay Buccaneers tem 8 vitórias e 5 derrotas, enquanto Carolina Panthers e New Orleans Saints tem 5 vitórias e 8 derrotas. Antes de iniciarem os jogos da semana 15, as 8 vitórias atuais de Falcons e Buccs seriam suficientes para colocarem ambos na pós temporada, um como vencedor da divisão e outro com wildcard.

Cena rara nessa temporada para Cam newton

Ao contrário da temporada passada, quando tiveram um início arrasador e caíram muito de produção após o primeiro terço, os Falcons conseguiram manter o seu nível de competitividade. Matt Ryan mais uma vez tem jogado muito bem, sendo o segundo maior em número de jardas aéreas e o jogador com o melhor rate entre aqueles que completaram mais de 300 passes na temporada, com 113.2. Além disso, Ryan anotou 30 td’s, empatado com Brees e atrás apenas de Rodgers com 32 até então.

Jogando demais nessa temporada, o qb quer o Superbowl

Se por um lado o ataque aéreo dos Falcons tem funcionado, o mesmo não se pode dizer da performance defensiva neste aspecto. O time teve 26 td’s aéreos anotados pelos adversários, é a segunda pior marca da liga antes da semana 15 iniciar, atrás apenas do Cleveland Browns.  E o desequilíbrio entre a capacidade de anotar pontos e a falta de força para parar ataques adversários é o que tem decidido os jogos, a maioria a favor dos Falcons é verdade, mas se a equipe quiser chegar a pós temporada, vai ter que trabalhar muito defensivamente nos últimos jogos da temporada regular. Os Falcons ainda enfrentam 49ers em casa, Panthers fora e Saints em casa.

Pelo lado dos Buccs, Jameis Winston vem liderando o time dentro e fora de campo. A equipe sofreu com a falta de um bom jogo terrestre durante parte da temporada quando Doug Martin, T. Sims e J. Rodgers se lesionaram, mas voltou a crescer depois que Martin voltou a atuar. Antes de iniciar a semana 15 o time tem a melhor sequência atual de vitórias da NFL, com 5 seguidas. Não por acaso, essa sequência começou exatamente quando Martin voltou aos gramados. Permitindo em média 22.8 pontos por partida, a defesa de Tampa não é das piores, mas também tem muitos aspectos a evoluir. A verdade é que o trio Winston, Evans e Martin pode levar o time mais longe do que o sonhado no início da temporada.  Os Buccs ainda enfrentam os Cowboys fora, Saints fora e Panthers em casa.

A chave do sucesso de Tampa

Com a tabela favorável a um e o momento favorável a outro, fica difícil cravar quem será o vencedor da divisão. O critério de desempate ( confronto direto, favorável aos Falcons) deverá ser o fiel da balança nesse caso.

Vamos aguardar!

Rafael Alves Rodrigues

Apaixonado por esportes americanos, tecnologia, Gestão de Projetos, Baltimore Ravens, Galo...

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *