Alvos do Draft 2014 - G / C

 

Fazia um bom tempo que nenhum Guard era selecionado no TOP 10 do Draft, normalmente os times valorizavam apenas os Offensive Tackles.

Em 2013 vimos 3 jogadores vencer essa barreira.

Fisicamente, Guards e Centers têm um biotipo mais compacto do que os Offensive Tackles, precisando de mais explosão na hora do SNAP.

Muitos dos jogadores projetados para atuar como Guards, eram OTs nas suas universidades, justamente por que essas equipes buscavam os atletas mais ágeis que tinham disponíveis para aquela função, mas eles não estão nos padrões desejados no Draft.

Geralmente os times querem jogadores pesados, preocupados com os Defensive Tackles adversários, mas certas equipes que utilizam o sistema ZONE BLOCKING preferem atletas mais ágeis.

Uma média de 2 jogadores entre Guards e Centers são draftados anualmente no primeiro round.

Clique aqui para o PODCAST sobre linhas ofensivas e defensivas.

 

 

TOP 6

1) Zach Martin (G / OT – Notre Dame) - Comprimento do braço: levemente abaixo de 33.0 polegadas

Destacou-se como Left Tackle em Notre Dame, mas acredito que sua posição ideal na NFL seja Guard. Levo em consideração o biotipo e comprimento do braço.

Sei que no ano passado os Giants selecionaram Justin Pugh, com características parecidas, cuja performance como Right Tackle foi razoável em seu ano de calouro. Porém em ambos os casos, acho que eventualmente serão movidos para o interior da linha.

Martin apresenta técnica bastante desenvolvida para um jogador universitário, bem como leitura de BLITZES, força e boa mobilidade.

Veja seus Highlights:

 

2) Xavier Su'a-Filo (G – UCLA) – Comprimento do braço: 33.5 polegadas

Também atuou como Left Tackle em alguns momentos de sua carreira, mais por carência de seu time, do que por posição fixa. Será Guard na NFL.

Bom na proteção ao passe e igualmente capaz no bloqueio para o jogo de corridas. Precisa se fortalecer um pouco mais.

Atlético, talvez seja o melhor candidato a Guard para executar as jogadas tipo PULL.

Veja seus Highlights:

 

3) Travis Swanson (C – Arkansas) - Comprimento do braço: 33 polegadas

Não é um típico Center. Swanson é mais alto do que a maioria dos jogadores que acabam nessa posição.

Por sua boa agilidade, força apenas razoável, está num patamar superior em relação à proteção ao passe, que no bloqueio ao jogo de corridas. Precisa de reforço muscular.

Talvez seja mais apto para atuar num time cujo esquema de bloqueio é o ZONE.

Veja seus Highlights:

 

4) David Yankey (G / OT – Stanford) - Comprimento do braço: 34 polegadas

Outro que atuava como Left Tackle na universidade. Deve ser escalado como Guard na NFL por sua limitação atlética.

Ele até tem boa aceleração inicial, mas mostra dificuldade de continuar a se mover a partir do contato com o defensor.

Pela estrutura ofensiva de Stanford, onde sempre tem um Tight End ao seu lado, suas deficiências na proteção ao passe ficam mascaradas.

No bloqueio ao jogo de corridas ele pode ter um bom desempenho logo em seu primeiro ano, pois além de forte está habituado a executar a função.

Veja seus Highlights:

 

5) Trai Turner (G – LSU) – Comprimento do braço: 34 polegadas

Melhor combinação de tamanho / agilidade entre os candidatos a Guard.

Muito forte deverá ser dominante no bloqueio ao jogo de corridas.

Atua a pouco tempo na posição, então precisa melhorar tecnicamente e trabalhar o deslocamento lateral na parte física.

Veja seus Highlights:

 

6) Marcus Martin (C – USC) - Comprimento do braço: levemente abaixo de 33.0 polegadas

Depois de pular por diversas posições da linha ofensiva, Martin se encontrou como Center.

Pelo pouco tempo ali, ainda precisa trabalhar a parte técnica. Além disso, precisa se fortalecer para não sofrer com os pesados Defensive Tackles da NFL, especialmente os que jogam no NOSE do esquema 3 x 4.

Sua agilidade é excelente.

Veja seus Highlights:

 

O Coringa

Joel Bitonio (G / OT – Nevada) - comprimento do braço: levemente abaixo de 34.0 polegadas

Parece que temos uma enxurrada de Left Tackles projetados para virarem Guards na NFL. Bitonio junta-se a eles talvez pelo nível de competição que enfrentou na carreira universitária.

Se mostrar todas suas aptidões como os scouts projetam, poderia até voltar a Left Tackle após alguns anos.

Entre suas principais características estão a tenacidade, força, boa técnica e uma agilidade superior à que se esperava.

Veja seus Highlights:

 

Evitaria Escolher

Cyril Richardson (G – Baylor) - Comprimento do braço: 34.5 polegadas

Com os times da NFL cada vez mais migrando para um esquema de bloqueio que exige dos seus jogadores mais agilidade, sobram poucas vagas para Guards do estilo de Richardson.

Grande e pouco ágil será difícil para ele executar várias das funções que serão exigidas no estilo NFL.

Para um jogador considerado tão forte, ele foi batido por defensores mais vezes do que seria esperado durante sua carreira universitária.

Veja seus Highlights:

 

Alternativas

Weston Richburg (C – Colorado St) – Num retrospecto futuro poderá vir a ser o melhor Center desse Draft. Precisará se fortalecer fisicamente.

Gabe Jackson (G – Mississippi St) – Outro Guard forte para o bloqueio ao jogo de corridas, mas precisa melhorar na proteção ao passe.

Dakota Dozier (G – Furman) – Vem de uma pequena universidade onde o nível competitivo é inferior, mas tem as características certas para a posição.

 

Merece Atenção

Brandon Thomas (G / OT – Clemson) – Comprimento do braço: 34.5 polegadas

Mais um para a lista dos que podem mover de Offensive Tackle para Guard. Dessa vez é a altura que motivaria a transição.

Thomas se destacou na temporada universitária por "enfrentar sozinho" Jadeveon Clowney (DE - South Carolina), sem a ajuda de outros bloqueadores na maioria dos SNAPs, e ter se saído bem.

Ágil e forte, pode com sua versatilidade encontrar uma vaga de titular como Guard.

Porém tem um problema. Ele rompeu os ligamentos do joelho enquanto participava de um treinamento exclusivo para o New Orleans Saints. Provavelmente ficará de fora por toda a temporada 2014.

Veja seus Highlights:

 

Outros Candidatos

Guards:

Anthony Steen (Alabama), Ryan Groy (Wisconsin), Chris Watt (Notre Dame), Jon Halapio (Florida), John Urschel (Penn St), Spencer Long (Nebraska), Kadeem Edwards (Tennnessee St), Brandon Linder (Miami), Zach Fulton (Tennessee), Andrew Norwell (Ohio st), Antwan Lowery (Rutgers), Brian Clarke (Bloomsburg), Sam Longo (Cincinnati) , Theo Goins (UCF)

Centers:

Tyler Larsen (Utah St), Bryan Stork (Florida St), Gabe Ikard (Oklahoma), Russell Bodine (North Carolina),  Jonotthan Harrison (Florida), James Stone (Tennessee), Corey Linsley (Ohio St), Zac Kerin (Toledo), Andrew Miller (Virginia Tech), Macky McPherson (Syracuse)

 

Comentar

Veja também: